Youtube libera anúncio de carteira de criptomoedas com vírus em seus vídeos por acidente

De acordo com uma publicação realizada no fórum de discussão Reddit no último dia 26 de Março, o Youtube teria liberado por acidente um anúncio fake produzido para se parecer com a carteira de criptomoedas da Electrum.

Anúncios no início ou no meio de vídeos do youtube já são parte da rotina de quem consome internet, porém, um erro na triagem de uma campanha acabou colocando no ar um link falso, que direcionava os cliques para um site com malwares.

O método de fraude conhecido na internet como “typosquatting”, ou “sequestro de URL”.

Neste tipo de golpe é normal que os usuários acreditem o tempo inteiro que estão navegando em um site oficial, quando na verdade ele se trata de uma cópia produzida apenas para roubar dados como senhas de contas e bancos.

Link para “carteira de criptomoedas” estava infectado com arquivo .EXE

Nesse caso específico, o anúncio era preparado para se parecer com o material oficial de campanha da Electrum, uma carteira de criptomoedas com foco no bitcoin que já é bem conhecida no mundo todo.

A publicação feita no Reddit dizia o seguinte:

“O anúncio malicioso aparece disfarçado na propaganda do youtube como um anúncio da Electrum e ainda diz para você acessar o link correto do serviço durante alguns segundos do vídeo, mas quando você clica no anúncio, ele imediatamente começa a baixar um arquivo .EXE com vírus em uma URL onde se lê “Elecktrum” e não “Electrum”.”

De acordo com relatos, o Google pode ter entrado em contato com algumas vítimas e já tomou as providências cabíveis para evitar que situações como essa se repitam, adicionando possíveis URL’s em uma lista negra.

Casos como este tem se tornado comum, o que infelizmente prejudica bastante o trabalho de exchanges e investidores sérios que prezam por um ecossistema sustentável na criptoeconomia.

Fonte:
Cointelegraph

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.

Leia Também