Walmart quer usar blockchain para controlar um exército de robôs

Uma das maiores redes de varejo do mundo, a Walmart, entrou com um pedido de patente nos Estados Unidos para usar a tecnologia blockchain para controlar um exército de robôs autônomos.

A notícia que num primeiro momento nos leva direto para o universo do filme “O Exterminador do Futuro”, não tem nada de apocalíptica. Então por enquanto nós podemos ficar tranquilos, a Skynet ainda está longe de acontecer.

O que realmente nos chama atenção é o início de uma revolução que pode mudar completamente o mercado de varejo, já que a maior parte dos desenvolvedores da tecnologia blockchain atualmente busca apenas uma maneira de introduzir o sistema para cortar etapas burocráticas das estruturas empresariais e tornar mais seguro o compartilhamento de documentos, não para controlar exércitos de robôs.

Usar blockchain para controlar robôs é uma boa ideia?

De acordo com os documentos publicados através da USPTO (Sigla para United States Patent and Trademark Office), no dia 30 de Agosto, o grupo Walmart visa a aplicação de uma plataforma blockchain para controlar robôs que estarão encarregados de fazer as entregas de seus produtos.

Em uma visão mais detalhada do projeto da Walmart em usar a blockchain para controlar esses robôs, é possível entender que a empresa planeja usar diferentes categorias da “mão de obra”, no sentido de que cada máquina responderá à um setor encarregado da entrega. Utilizando de redes sem fio para que exista o reconhecimento entre eles e assim, o produto possa chegar com total segurança ao consumidor final.

Desde que as criptomoedas surgiram, é possível perceber uma intensificação na corrida tecnológica entre os grandes grupos de varejo, como a Walmart e a Amazon. Usar blockchain para controlar o sistema de entregas já faz parte do plano dessas empresas há algum tempo, incluindo uma plataforma de rastreamento de drones que transportariam as encomendas das lojas físicas até as casas das pessoas.

De acordo com os idealizadores do projeto, um programa como esses é de alto valor e certamente se tornará alvo de hackers, então é necessária muita atenção no seu desenvolvimento e o blockchain é a chave que faltava para garantir a segurança de seus robôs, produtos e das pessoas que lidarão diretamente com esse exército automatizado.

Fontes:
BC Focus
CCN

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.

Igor Seco Autor

Comentários