União Européia precisa criar “EuroCoin” para combater Libra do Facebook, dizem franceses

O ministro das Finanças da França, Bruno Le Maire, disse que a Europa deveria considerar sua própria “criptomoeda pública” que poderia desafiar a Libra do Facebook.

As declarações do ministro – as últimas de uma série de apreensões vocais sobre os planos de criptomoeda da gigante das mídias sociais – foram relatadas pela Reuters em 13 de setembro.

Como assim EuroCoin?

Em uma reunião de ministros de finanças da UE em Helsinque, Le Maire disse a repórteres que discutirá o potencial de uma moeda digital pública européia com seus colegas do continente.

Ele também reiterou sua preocupação de que o Libra possa representar riscos para os consumidores, estabilidade financeira e até “a soberania dos estados europeus”.

Le Maire instou o bloco europeu a avançar com seu trabalho para reduzir o custo dos pagamentos transfronteiriços.

Como observa a Reuters, pagamentos em tempo real na zona do euro estão disponíveis desde 2017, mas o esquema só atraiu a participação de aproximadamente metade dos bancos do bloco. Além disso, o projeto está atualmente focado em pagamentos domésticos.

Além dessas propostas, Le Maire disse que o bloco precisava repensar sua abordagem para regular as criptomoedas no nível da UE.

Repetindo seus pedidos para se recusar a autorizar o lançamento de Libra na União Europeia, Le Maire argumentou que o atual estado do limbo – no qual os reguladores continuam a debater se deve regular as criptomoedas como valores mobiliários, serviços de pagamento ou moedas – deve ser resolvido através da criação de um estrutura robusta e comum.

Suas declarações foram publicadas apenas alguns dias depois de Portugal anunciar que não cobrará nenhum imposto sobre criptomoedas no país.

Fonte:
Cointelegraph

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.

Leia Também