Apenas 2% das transações com Bitcoin são consideradas ilícitas

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) publicou um estudo com base em um banco de dados com cerca de 200 mil transações com bitcoin.

Estudo avaliou mais de 200 mil transações com bitcoin

Em uma parceria realizada entre o MIT e a empresa de análise de blockchain Elliptic, foi constatado que de 200 mil transações com bitcoin consideradas “públicas”, apenas 2% foram efetuadas para fins ilícitos.

Os pesquisadores utilizaram uma plataforma disponibilizada pelo Laboratório de Inteligência Artificial da MIT-IBM Watson, e usaram um software de machine learning para analisar os dados de transações com Bitcoin. O valor total das movimentações ultrapassou 6 bilhões de dólares.

O principal objetivo da pesquisa era tentar entender como a inteligência artificial pode ser uma ferramenta que ajude nos procedimentos de combate à lavagem de dinheiro nos Estados Unidos.

Embora não exista muita transparência nesse meio e aproximadamente 77% das transações tenham ficado sem classificação, o trabalho da Elliptic considera que 2% é um valor possível e de pouca expressão. Desde o nascimento do bitcoin em 2009, mais de 440 milhões de transações com a criptomoeda já foram registradas na blockchain.

Os resultados coincidem com um estudo da Chainalysis, que estimava apenas 1% de ilicitude nas transações com bitcoin em 2019.

Como a Elliptic volta e meia é procurada por agências de investigação do governo em todo o mundo para identificar fraudes de lavagem por criptomoedas, a pesquisa serviu como base para identificar padrões que ajudam a distinguir criminosos de consumidores dentro da lei.

“Um grande problema com a conformidade em geral são os falsos positivos. Portanto, um dos objetivos desta pesquisa é minimizar o número de falsos positivos”, disse Tom Robinson, co-fundador da Elliptic. “A principal conclusão é que as técnicas de machine learning são muito eficazes para encontrar transações ilícitas.”, completou.

“No lado de combate à lavagem de dinheiro, estamos compartilhando nossos primeiros experimentos com especialistas do setor para solicitarmos feedback”, disse Mark Weber, pesquisador do MIT. “Também esperamos que o lançamento do conjunto de dados da Elliptic inspire outras pessoas a se unirem ao esforço de ajudar a tornar nossos sistemas financeiros mais seguros”.

Fonte:
Coindesk

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.

Leia Também