Qual a real importância da tecnologia blockchain na segurança de dados?

O vazamento de informações sigilosas em posse de algumas empresas centralizadas tem se tornado algo frequente nos últimos anos.

Acontece que da forma como estamos evoluindo, essa situação só tende a piorar, já que nossas vidas estão cada vez mais presentes on-line.

Na busca por um sistema que impeça o vazamento dos nossos dados, descobrimos que a tecnologia blockchain pode ser o melhor caminho.

Tecnologia blockchain contra o vazamento de dados

Quantas vezes você leu uma notícia de que algum banco de senhas de uma rede social ou e-mail acabou divulgado completamente na internet? Erros assim são fáceis de acontecer, uma simples configuração de rede errada por parte dos desenvolvedores pode ser responsável por você ser obrigado a redefinir sua senha de acesso.

Porém, de uma forma mais assustadora, os dados biométricos também estão começando a vazar. No início de agosto foi identificado uma fraqueza na segurança de uma rede de bancos que disponibilizou na internet mais de 20gb de informações de quase 1 milhão de pessoas no Reino Unido.

A vulnerabilidade permitia que hackers trocassem impressões digitais associadas à um login direto no servidor, o que deixaria qualquer um ter acesso à uma conta.

Se a sua senha vazar, é fácil conseguir uma nova e proteger sua conta. No entanto, pode ser meio complicado mudar seu rosto ou sua impressão digital.

A única característica comum em todos esses incidentes é que todos esses dados estão sendo mantidos por empresas centralizadas. Se eles armazenam os dados internamente em servidores ou usam um terceiro para armazenar os dados, isso cria um enorme alvo para ladrões de dados.

Usando a tecnologia blockchain, as pessoas podem retomar o controle de seus dados

Algumas idéias interessantes sobre esse assunto, como o controle de identidade descentralizado, reduziriam massivamente o roubo de identidade.

Você teria uma chave privada no dispositivo vinculada à sua identidade. Abra o aplicativo com uma impressão digital, digitalize um código QR e você acabou de provar sua identidade sem precisar preencher formulários.

O aplicativo envia alertas em tempo real quando sua identidade é usada, permitindo que você monitore qualquer fraude quando ela ocorrer.

Ele também pode ser estendido para coisas como registros médicos, permitindo que você selecione o que deseja que seu médico veja enquanto seu histórico estendido permanece criptografado em seu telefone.

À medida que os hacks se tornam cada vez mais comuns, os consumidores procuram sistemas que ofereçam proteção e segurança online.

Usar a tecnologia blockchain é uma maneira de recuperar nossa privacidade.

Fonte:
Bitcoinist

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.

Leia Também