Sony anuncia plataforma blockchain para gerenciar conteúdo com direitos autorais

Aproximadamente um ano após a Sony divulgar uma parceria com a IBM à fim de encontrar soluções usando novas tecnologias, a gigante japonesa definiu uma estratégia voltada para o gerenciamento de conteúdo com direitos autorais para o setor educacional através de uma plataforma blockchain.

Plataforma blockchain visa proteger direitos autorais

Neste dia 15 de Outubro a Sony, considerada uma das maiores empresas de tecnologia multimídia do planeta, emitiu uma nota informando à imprensa que estaria organizando seus sub-setores Sony Global Education e a Sony Music Entertainment, para desenvolver um projeto específico de gerenciamento de conteúdo com direitos autorais.

Segundo a marca, a internet revolucionou a maneira como consumimos conteúdo e como acontece o acesso do público a ele, mas, mesmo que hoje em dia tudo aconteça digitalmente, as empresas ou pessoas que criam o conteúdo precisam se proteger buscando as alternativas tradicionais, um tanto obsoletas.

O objetivo inicial para criar uma plataforma blockchain que atenda à essas necessidades é evitar fraudes em material escrito, como Trabalhos de Conclusão de Cursos, letras de músicas ou livros voltados para o ensino. Mas a Sony deixa a entender que provavelmente ampliará o segmento para outros tipos de conteúdo publicado diariamente na internet, como vídeos e fotografias.

Através da aplicação será possível conferir dados sobre cada item, como data de criação, dia em que seu upload foi realizado na plataforma blockchain, tamanho de arquivo, tipo de escrita e outras informações importantes que ajudem o criador de determinado conteúdo a reivindicar os direitos por sua obra.

Esse sistema vem em uma hora bastante oportuna, já que a União Européia vem realizando debates à cerca do que é publicado na rede sem a aquisição de direitos. Como trechos de filmes editados para se tornarem memes, ou fotografias protegidas por direitos e que são replicadas repetidamente com diversos tipos de mensagens.

Correndo em paralelo, a Sony Global Education estuda otimizar essa ferramenta para criar um modo de serviço exclusivo voltado para o campo educacional. Essa tecnologia favorecerá o acesso à informação de qualidade e métodos de ensino que hoje são colocados o tempo todo à prova com o conflito de informações sendo cada vez mais frequentes na grande rede.

Fontes:
BCFocus
Cointelegraph

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.
Igor Seco

Igor Seco Autor

Comentários