Startup que criou solução blockchain para hospital em Portugal, agora quer vir ao Brasil

Recentemente o Hospital St. Louis, que fica em Lisboa – Portugal, serviu como laboratório de testes para a implementação de uma solução blockchain que visa a proteção e transparência de dados pessoais e relacionados à administração do mesmo. Agora a startup responsável planeja vir para o Brasil.

Buscando uma solução blockchain para hospitais no Brasil

No ano de 2018 um projeto de lei da União Europeia definiu regras para o controle e a segurança de informações confidenciais de pessoas cadastradas em bancos de dados. A lei chamada de Regulamento Geral de Proteção de Dados se tornou um padrão a ser seguido nos países participantes do grupo econômico, fazendo que todo tipo de empresas se submetessem à essas regras.

Em Portugal, o Hospital St. Louis serviu como um teste para a aplicação de uma solução blockchain da Blockbird, que estabelecia automaticamente o nível de segurança para os dados cadastrados de pacientes e empregados, além de auxiliar na administração e na prestação de contas do hospital.

O projeto se mostrou um sucesso e agora os planos são de chegar ao Brasil.

“Temos uma solução de privacidade de dados e compartilhamento com o RGPD europeu, que é bastante parecido com a Lei Geral de Privacidade de Dados que entrará em vigor no Brasil, o que facilita o uso de nossa plataforma com apenas alguns ajustes.”, disse José FIgueiredo, um dos fundadores da Blockbird.

“Inicialmente, os contatos que estabelecermos no Brasil serão importantes para entender as principais diferenças entre os mercados e assim poderemos realizar os ajustes necessários. Por isso, pretendemos desenvolver um ou dois projetos-piloto com clientes brasileiros, ainda em 2019, para entrarmos em 2020 com a nossa solução blockchain devidamente afinada.”

Para concluir, o empresário afirmou que também existem planos de chegar aos Estados Unidos e concluiu:

“Acredito que caminhamos para a quebra de um novo paradigma em relação ao registro de informações digitais, onde a tecnologia blockchain será extremamente essencial para o controle de qualquer solução que lide com informação confidencial”.

Fonte:
Cointelegraph

Imagem meramente ilustrativa.

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.

Leia Também