Saiba o que é a função hash

Considerada uma das partes mais importantes da Blockchain, os hashes são fundamentais para a compreensão da tecnologia. Mas você sabe o que é uma função hash? O objetivo desse texto é exatamente explicar esse conceito e fazer você conseguir melhorar a sua forma de ganhar dinheiro com criptomoedas.

E por mais que seja técnico, o seu conceito é simples. Uma função hash aumenta a confiança nas transações e registros realizados na Blockchain. A “função”, no caso, está relacionada a matemática. Mas bem diferente das simples funções que aprendemos no colégio.

Na realidade, o hash é um algoritmo complexo, que precisa de um computador potente para resolve-lo. Em resumo, a função hash é utilizada durante a mineração. E ela vai transformar uma quantidade enorme de informações em uma sequência de números.

Olhando por uma ótica ainda mais simples, é levar alguns dados de entrada e criar alguns dados de saída.

Nela temos algo chamado de resumo da mensagem ou impressão digital. Esse é um acontecimento para não ocorrer mudanças na sequência de caracteres. Uma forma fácil de encontrar uma alteração na entrada é comparar o resumo com versões anteriores. Se houver uma combinação entre elas, você encontra legitimidade.

Isso torna as hashs únicas. Chega a ser considerado impossível descobrir a entrada.

Função hash na mineração

Sabemos que para cada transação realizada dentro da rede precisa ser tanto validada quanto registrada na Blockchain. Mas chega a ser diferente quando falamos de mineração de moedas do tipo prova de trabalho (PoW). Porque há um envio e recebimento de informações na rede e isso exige um processamento mais pesado do computador.

E a sequência de hash precisa do zero sendo os primeiros 17 números. A probabilidade de conseguir isso é bem pequena, tornando a mineração complexa, como explicado antes. A vantagem é que as moedas PoW possuem mais segurança. Nisso, caso tentem mudar uma ação na Blockchain, o hash é modificado e fica mais fácil encontrar fraude.

E essa dificuldade em conseguir esses hashs válidos é pela segurança da rede e pelo fato de uma mineração fácil afetar o preço da Bitcoin. Isso acontece para diminuir o fluxo da criptomoeda. Caso haja muita oferta no mercado, o seu valor cai.

A função hash também é bastante usada na Blockchain. Inclusive, os dados na Blockchain já são “hashs” nos blocos. E se esse bloco for mudado, significa que alguém tentou mudar a quantidade de bitcoins, nisso, o valor de hash seria diferente. O valor do hash de um bloco é utilizado para calcular o valor de outro bloco.

Há também no hash o SHA-256. Esse é o nome abreviado para Algoritmo de Hash Seguro, um algoritmo duplo necessário para criar um hash. O SHA-256 dá origem a números aleatórios de 256 bits.

FONTES

Fonte1

Fonte2

 

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.

Comentários