Saiba a diferença entre token bancário e o token das criptomoedas

Com o desenvolvimento da tecnologia e suas aplicações financeiras, gerou-se também novos meios de pensar e executar transações bancárias e comerciais. Não é difícil de imaginar também que, junto, as formas de fraude e roubo se sofisticaram.

Por exemplo, antigamente (e vale pensar antigamente do ponto de vista da evolução tecnológica) bastava ter o número da conta, da agência e uma senha adicional para realizar diversos tipos de ações bancárias pela internet. Ou seja, não era difícil de prever que fraudes e roubos ocorreriam com facilidade.

Para que isso fosse evitado, os bancos passaram a desenvolver tokens de segurança. Que consistem, basicamente, em dispositivos que geram uma senha temporária para o usuário utilizar sempre que for fazer algum tipo de transação.

É um mecanismo de autenticação de usuários, sistemas e processos. Alguns desses tokens até armazenam certificados digitais.

Mas, então qual é a diferença entre token bancário e o token das criptomoedas?

Antes de se fazer esta relação é necessário estabelecer que um token não é necessariamente uma criptomoeda.

As moedas digitais se utilizam da criptografia para segurança das transações. Seu lastro é realizado matematicamente através do processo de mineração e a maioria tem como respaldo uma blockchain, apesar de algumas terem poder centralizado em algum banco ou empresa.

Já os tokens não são necessariamente uma moeda em valor semântico mais convencional. Eles são transacionados em rede, da mesma forma que as coins, mas também podem ser utilizados como contrato, certificação de documentos ou até ter um produto atrelado. Seu lastro pode variar (Tem-se exemplo em dólar, outro em petróleo). Ou seja, os tokens podem ser utilizados como moeda, mas também de outras formas.

Posto isso, a diferença entre token bancário e o token das criptomoedas está na utilização.

Ao passo que um serve para proteger e autenticar a utilização de um usuário, sistema ou transação, o outro tem valor em si mesmo e pode, inclusive, ser objeto de transações, pagamentos e negociações.

FONTE
FONTE

 

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.
Lucas

Lucas Autor

Estudante de Letras (Português - Alemão) da Universidade de São Paulo. Diz que entende de cinema e espera escrever um livro, mas só espera mesmo.

Comentários