Homem é preso por roubar energia de estação de trem para minerar bitcoins

A atividade de minerar bitcoins vem levantando um debate importante sobre o consumo de energia no mundo inteiro. Especialistas tem se questionado diariamente se existe realmente algum lucro nesse meio, já que os gastos com eletricidade podem ser bem altos. Para alguns indivíduos dispostos à riqueza a qualquer custo, o gato de luz se tornou uma opção viável.

Chinês é preso por roubar energia para minerar bitcoins

Em Setembro deste ano, a polícia chinesa deteve um homem que estava utilizando a rede elétrica de uma estação de trem para alimentar seu equipamento dedicado à minerar bitcoins.

Segundo a sentença divulgada neste dia 8 de outubro, o homem chamado Xu Xinghua, já era procurado desde 2017 por realizar atividades do tipo, quando desviou quantidades enormes de energia para uma rede de computadores dedicados à atividade ilegal na China.

Em novembro do ano passado, Xinghua teria feito um “gato” em uma das fábricas da empresa Kouquan Railway e usado a energia para abastecer mais de 50 mineradores. Já em 2018 ele voltou sua atenção para a linha de transporte ferroviário de Datong, onde foi finalmente pego.

Quanta energia é necessária para mineração de criptomoedas?

No julgamento o homem foi condenado a prisão por 3 anos e meio, além de ter de pagar uma multa equivalente a 100 mil yuans, aproximadamente 50 mil reais.

Além da prisão e da multa aplicada, Xinghua foi condenado a cobrir a diferença nos custos da tarifa elétrica da estação e teve seu equipamento confiscado pelo governo.

Durante o período em que ele conseguiu minerar bitcoins sem problemas com a justiça, Xinghua obteve um lucro de 3,2 bitcoins, ou 120 mil yuans. Praticamente todo esse dinheiro obtido através da atividade ilegal teve de ser entregue aos cofres públicos após sua sentença.

Oficiais chineses tem lutado nos últimos meses para combater esse tipo de “investidor”. O país é considerado uma terra fácil para minerar pois lá a tecnologia tem um preço bastante acessível e existem diversas fontes de energia.

Fonte:
Coin Telegraph

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.
Igor Seco

Igor Seco Autor

Comentários