Criminosos em condicional serão monitorados por rede blockchain na China

Um dos maiores problemas envolvendo criminosos em condicional pode estar à um passo de ser resolvido com uma rede blockchain desenvolvida na China.

De acordo com uma notícia dada pelo governo local de Zhongshan, que fica no Sul do país, o departamento de justiça está implementando o uso de uma base de monitoração em seu sistema carcerário para reduzir a mão de obra necessária em casos de desaparecimento de criminosos.

Rede Blockchain pode ajudar sistema carcerário

Atualmente as pessoas que estiverem cumprindo pena em condicional precisam comparecer diariamente em centros de conduta, para preencher um documento afirmando estar obedecendo as regras do regime. Com a instalação da rede blockchain nesse meio, o condenado poderá ir à qualquer um desses centros e fazer uma espécie de check-in com a sua digital.

Então os dados de data e local são adicionados à ficha dessa pessoa em uma rede blockchain compartilhada com os departamentos de polícia e justiça, liberando um aviso caso algum dos detentos não cumpra a sua parte do trato.

Sabendo onde a pessoa fez o seu último check-in e rastreando possíveis movimentações anormais, é possível para os agentes penitenciários se mobilizarem com mais velocidade, pulando etapas da burocracia existente e recuperando o indivíduo infrator das ruas antes do esperado.

Conforme a notícia, praticamente todos os centros de detenção da região receberam a nova tecnologia e os nomes já estão passando por um cadastro para que possam participar da nova rede blockchain.

Especialistas afirmam que plataformas do tipo podem ser introduzidos em outros momentos da vida de um presidiário, como em casos de transferência de prisão, visitas de familiares e até exames de rotina. Poupando assim, muito trabalho que até então era feito manualmente por agentes que utilizavam sistemas não tão confiáveis como a rede blockchain.

Reduzir a carga de mão de obra em situações como essa é o principal passo quando se instala a nova tecnologia. A justiça de Zhongshan considera que dessa forma os agentes que ocupavam muito do seu tempo preenchendo documentos e organizando papéis, agora podem se dedicar melhor à administração de presos e melhoria da segurança pública.

Fonte:
Coindesk
Zs News

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.

Igor Seco Autor

Comentários