Quedas de Bitcoin poderão colocar a moeda em colapso?

A ascensão meteórica do Bitcoin no ano passado fez com que muitos observadores a considerassem uma das maiores manias especulativas da história. Agora, o verdadeiro banho de sangue que a criptomoeda experimenta em 2018 pode ajudar a consolidar seu lugar nos livros de registro de bolhas, já que as quedas de bitcoin se tornaram frequentes.

Caindo a 70% em relação à alta de dezembro, depois de cair pelo quarto dia consecutivo na sexta-feira, o Bitcoin está cada vez mais perto de atingir o pico de 78% do Nasdaq Composite Index após a explosão da bolha pontocom. Centenas de outras moedas virtuais praticamente chegaram a zero – seguindo o mesmo caminho da Pets.com e de outras ofertas públicas iniciais que surgiram no início dos anos 2000.

Embora o Bitcoin tenha se recuperado de perdas maiores antes, está longe de ser claro que ele possa repetir a façanha agora que grande parte do mundo sabe sobre criptomoedas e decidiu se investir. Bulls apontam para a eventual recuperação da Nasdaq e dizem que os investidores institucionais representam um enorme grupo de potenciais compradores de criptomoedas, mas as preocupações regulatórias e de segurança até agora têm mantido a maioria dos grandes gestores de lucros à margem.

“Você terá que reverter o mercado antes de ver” as instituições se amontoarem, disse Peter Smith, diretor executivo da Blockchain Ltd, que lançou uma plataforma de negociação de criptografia para investidores profissionais na quinta-feira, em entrevista à Bloomberg Television.

Beatriz Flor

Beatriz Flor Autor

Comentários