Como o governo pode evitar a perda de documentos utilizando blockchain?

Recentemente nós tivemos ótimos exemplos de como o funcionalismo público muitas vezes é ineficiente no processo de armazenar dados. Como mudar isso utilizando blockchain?

No último dia 15 deste mês de Novembro, o povo de São Paulo, na capital, viu de perto mais uma de suas obras sofrendo com a falta de manutenção. Durante a madrugada, um viaduto da marginal de Pinheiros se partiu e cedeu cerca de 2 metros.

Felizmente ninguém se machucou e a pista foi interditada a tempo, restando apenas imagens do incidente e de uma estrada completamente vazia, algo raramente visto na região.

Logo as autoridades começaram a trabalhar, licitações foram levantadas e as perguntas começaram a aparecer.

Até que alguém finalmente questionou onde estava a documentação do projeto inicial dessa obra, extremamente necessária no caso de uma possível reforma do viaduto.

Para a surpresa dos mais otimistas, o governo de São Paulo não soube informar o paradeiro dessa papelada, que se perdeu no arquivo da prefeitura.

Essa não é a primeira vez que documentos importantes se perdem no Brasil. Por aqui, como ainda trabalhamos em sistemas um tanto obsoletos com papéis e carimbos, isso costuma acontecer com uma certa frequência.

Mas esse cenário pode mudar futuramente.

Utilizando blockchain para evitar perdas de documentos

Em muitos lugares do mundo, como na Coréia do Sul, ou a Austrália, os governos estão utilizando blockchain para prevenir problemas desse tipo.

A tecnologia desenvolvida por esses países para otimizar a estrutura governamental, nasceu em plataformas modernas de gestão de documentos que acontecem de uma maneira descentralizada e pública. Isso quer dizer que centenas, ou até milhares de servidores compartilham os dados ao mesmo tempo para todo mundo.

Uma ferramenta como essa surge para resolver vários problemas da burocracia que conhecemos, mas logo de cara podemos perceber seus maiores benefícios: Transparência na informação, mais de uma cópia oficial para qualquer documento e fácil auditoria.

Você pode aprender o que é blockchain através deste artigo!

Sistemas inteiros de prefeituras, hospitais, escolas, delegacias e outros setores de uma sociedade poderiam funcionar muito melhor em relação ao método utilizado hoje. Evitando casos de exames extraviados, documentos perdidos e todos esses problemas causados por erro humano e que resultam em dores de cabeça desnecessárias.

O caminho para que um dia a gente veja um governo brasileiro utilizando blockchain é longo. Por aqui precisamos de gestores que acreditem na imparcialidade da rede e na impenetrabilidade das criptografias geradas através de cálculos extremos.

Fonte:
Folha

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.
Igor Seco

Igor Seco Autor

Comentários