Parlamento europeu pressiona por moeda digital do banco central

Estudo do Parlamento Europeu tem pressionado o desenvolvimento de uma moeda digital do banco central para remodelar o mercado de criptomoedas – um mês depois de afirmar que a tecnologia emergente não representa uma ameaça real aos bancos centrais.

A União Europeia tem pressionado pelo desenvolvimento de uma moeda digital do banco central para perturbar o mercado de criptomoedas.

Um estudo do Parlamento da UE divulgado também se preocupou com o estado da concorrência no setor de moeda digital, alertando contra “cartéis hipotéticos”.

O relatório do Comitê do Parlamento Europeu sobre Assuntos Econômicos e Monetários (ECON), publicado na sexta-feira da semana passada, acontece um mês depois de o órgão afirmar que os principais bancos centrais não serão ameaçados pelas moedas digitais no futuro próximo.

O último estudo diz: “Essas criptomoedas oferecem paradigmas tecnológicos e operacionais que são uma fonte de ruptura para todo o setor, incluindo política monetária e estabilidade financeira.”

“A chegada de criptomoedas permitidas pelos bancos, mesmo pelos bancos centrais, irá remodelar o atual nível de concorrência no mercado de criptomoedas, ampliando o número de concorrentes.”

Também rotulou moedas digitais como Bitcoin, Ethereum e Ripple como “paradigmas tecnológicos e operacionais que são uma fonte de ruptura para todo o setor, incluindo política monetária e estabilidade financeira”.

A ECON manifestou preocupação com a concorrência no mercado de câmbio virtual e com o fracasso da lei tradicional de concorrência para lidar com o setor.

O comitê disse que criptomoedas com muitos usuários estavam criando barreiras de entrada no mercado por causa de uma “falta de adesão ao seu uso em comerciantes, carteiras ou bolsas”.

Comentando sobre a competição futura no mercado, o estudo dizia: “No futuro, os efeitos de rede podem levar a possíveis acordos colusivos entre membros de cartéis hipotéticos.”

A ECON acrescentou que os cartéis em “piscinas mineiras” de criptomoeda também eram uma possibilidade, mas que havia “provas negativas da sua existência”.

Falar sobre a introdução de uma moeda digital do banco central da União Européia vem depois que ela introduziu regras que limitam os pagamentos em moeda digital anônimos por meio de cartões pré-pagos no início deste mês.

Ele disse que as regulamentações visam a reprimir a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo por meio de criptomoedas.

FONTE

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.
Lucas

Lucas Autor

Estudante de Letras (Português - Alemão) da Universidade de São Paulo. Diz que entende de cinema e espera escrever um livro, mas só espera mesmo.

Comentários