O que significa FUD?

Ainda que já mostramos o significado de várias expressões básicas e complexas do mundo da criptografia, ainda há outras. E uma delas que chama a atenção é a expressão FUD. Mas afinal, o que significa FUD?

FUD nada mais é, em sua essência, a abreviação de medo, incerteza e dúvida (fear, uncertainty and doubt). Mas, mercadologicamente é uma estratégia de desinformação muito usada em marketing. Ou seja, ela serve para influenciar a percepção através de informações duvidosas para manifestar um apelo ao medo.

No caso, são verdadeiras ameaças aos investidores. Já que muitos dependem das atualizações das informações sobre o mercado para começar a investir. Com informações falsas, muitos não arriscam. 2018 foi um ano no qual o FUD foi comum, ainda com as diversas variações que as criptomoedas sofreram a cada minuto.

Origem da expressão 

Por mais que pareça algo novo, a primeira aparição do contexto da sigla apareceu em 1920. Mas foi em 1975 que ela começou a ser realmente usada em situações de marketing, vendas e relações públicas.

A expressão foi usada pela primeira vez por Gene Amdahl, em 75. O americano usou quando deixou a IBM para abrir sua própria empresa. Segundo ele, FUD era o medo, a incerteza e a dúvida que os vendedores da IBM colocavam na cabeça de possíveis clientes de sua nova empresa.

Além disso, o termo também estaria associado ao analista de computadores, Ulrich Weil.

O hacker americano Eric S. Raymon chegou a escrever que a ideia era persuadir os compradores a consumir os equipamentos da IBM ao invés da concorrência. Ou seja, ela estava totalmente ligada com a promessa de que coisas boas aconteceriam para quem utilizava IBM.

E a partir de 1991, ela ficou generaliza para definir qualquer informação falsa usada como uma arma competitiva.

Nisso, ao utiliza-la, empresas estabelecidas podem desencorajar os usuários a tomar uma decisão de compra. Já que são divulgadas informações desvantajosas sobre a marca rival.

Exemplos do seu uso 

No início da década de 90, a Microsoft se aproveitou do termo muito utilizado pela IBM para usar em suas estratégias. Naquele período, a Microsoft utilizou a FUD para campanhas.

Tanto que, em 1996, a Caldera Inc. acusou a empresa de práticas anticompetitivas, incluindo a emissão de anúncios vaporware – software ou hardware anunciado antes do lançamento, mas que nunca entra em produção. A empresa foi acusada também de excluir concorrentes da participação em programas de testes beta.

A Clorox foi outra que sofreu acusações. Em 2008, tanto os consumidores quanto a indústria criticaram a empresa após a mesma anunciar a linha Green Works, de produtos de limpeza ecologicamente corretos. O slogan “Finally, Green Works” (“Finalmente, Green Works”) deixava implícito que outros produtos “verdes” eram ineficazes ou mentirosos.

A empresa chegou a ser combatida por ambientalistas, grupos de proteção ao consumidor e até pela organização Better Business Bureau.

O que significa FUD no mercado criptográfico? 

O sentido da expressão não muda de mercado para mercado, mas como mentiras do marketing podem prejudicar os investidores criptográficos?

Artigos ou notícias mal intencionadas com conteúdo falso podem auxiliar na queda de uma criptomoeda. A própria discussão da introdução da Lightning Network – já comentada no Portal – está gerando FUDs. Principalmente sobre as capacidades do bancos.

Em junho deste ano, por exemplo, o portal Infomoney publicou uma matéria realizando críticas denegrindo o Bitcoin e outras criptomoedas. Deixando até a ideia de que a descentralização seria algo perigoso. Mas com argumentações que faziam justiça a ideologia da empresa.

No ponto de vista mercadológico, esse tipo de ação passar a ser negativo para o desenvolvimento do mercado criptográfico. E até para o desenvolvimento dos investidores na economia.

Fonte1

Fonte2

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.

Comentários