O que são Altcoins?

As criptomoedas

Quando nós falamos em criptomoedas, muitas pessoas logo pensam nos Bitcoins, porém engana-se quem acredita que essas são as únicas moedas digitais do mercado. Às outras moedas, nós damos o nome de Altcoins – moedas alternativas, em inglês.

Existem muitas diferenças entre essas criptomoedas: o modelo econômico pode ser diferente, a forma de distribuição e, até mesmo, as características de proteção de dados.

Apesar de a maioria dos altcoins não oferecerem nada além do que já é possível realizar com o bitcoin, eles são, muitas vezes, a preferência de novos investidores que desejam investir em moedas desconhecidas, com a esperança de que elas, um dia, tenham o mesmo lucro dos bitcoins.

Entretanto, é importante ressaltar que os riscos oferecidos pelo altcoin, graças ao pequeno número de usuários – que gera pouco controle das operações – são muito elevados.

Alguns exemplos de Altcoins

Litecoin

Principal concorrente do Bitcoin, foi criado por um ex-engenheiro do Google, Charles Lee. Essa ferramenta, desenvolvida de forma aperfeiçoada, é mais rápida do que o Bitcoin, entretanto, ele também produz mais “blocos órfãos” – blocos que não fazem parte da operação principal.

Apesar de já ser aceito como forma de pagamento em muitos lugares, o Litecoin ainda não é tão aceito quanto o bitcoin.

Dash

O nome dessa criptomoeda é uma combinação entre as palavras digital e cash (dinheiro em inglês). O Dash se destaca por causa de dois diferenciais: o elevado nível de segurança e a o fato de que suas transações são instantâneas. Apesar da velocidade, o usuário da moeda não é incentivado a gastar, pelo contrário, o sistema tenta influenciar para que a pessoa mantenha dinheiro na sua carteira.

Monero

Para quem deseja fazer transações anônimas, essa é a melhor opção dentre as criptomoedas. Todas as operações são não rastreáveis e sequer aparecem no controle do blockchain. Graças ao seu grande poderio de anonimato, essa criptomoeda se tornou a preferida do mercado negro.

 

Fonte

Thais

Thais Autor

Thaís Dias do Carmo tem 24 anos, é formada em Letras português/italiano pela USP e também é atriz. Na Influu atua na área de conteúdo.

Comentários