O que é ICO e como influencia nas criptomoedas?

Investidores iniciantes no mundo das criptomoedas e tecnologia blockchain normalmente se deparam com a questão “o que é ICO?”. Aliás, se perguntam como isso pode influenciar em seus negócios.

ICO é a sigla em inglês para Initial Coin Offering, que, traduzido de maneira livre para o português, seria Oferta Inicial de Moedas.

Basicamente, é um meio não regulamentado através do qual os fundos são levantados para um novo empreendimento de criptomoeda.

A oferta é usada por empresas iniciantes para contornar o rigoroso e regulado processo de captação de capital exigido por capitalistas de risco ou bancos.

Em uma campanha de ICO, uma porcentagem da moeda digital é vendida aos primeiros financiadores do projeto em troca de moeda legal ou outras criptomoedas, mas geralmente para o Bitcoin.

Sobre sua funcionalidade:

Quando uma empresa iniciante de criptomoedas quer arrecadar dinheiro através de uma Oferta Inicial de Moedas (ICO), geralmente é criado um plano em whitepaper que declara sobre do que se trata o projeto.

Fora isso, também há quais são as demandas que o projeto cumprirá após a conclusão, quanto será necessário para que o empreendimento seja viabilizado, quantos dos tokens virtuais os pioneiros do projeto manterão para si mesmos, que tipo de dinheiro é aceito e em quanto tempo a campanha da ICO será executada.

Durante a campanha de oferta inicial, os entusiastas e apoiadores da iniciativa da empresa compram algumas das espécies digitais distribuídas com moeda fiduciária ou virtual.

Essas moedas são referidas como tokens e são semelhantes às ações de uma empresa vendida a investidores em uma transação de Oferta Pública Inicial (IPO). Se o dinheiro arrecadado não atingir os fundos mínimos exigidos pela empresa, o dinheiro será devolvido aos financiadores e a iniciativa será considerada como sem êxito.

Já se os requisitos de fundos forem cumpridos dentro do prazo especificado, o dinheiro arrecadado será usado para iniciar o novo esquema ou para concluí-lo.

A motivação dos primeiros investidores para comprar as moedas digitais é a esperança de que o projeto seja bem-sucedido após o lançamento, o que poderia resultar em um valor de criptomoeda maior do que o adquirido antes do início do projeto.

FONTE

Lucas

Lucas Autor

Estudante de Letras (Português - Alemão) da Universidade de São Paulo. Diz que entende de cinema e espera escrever um livro, mas só espera mesmo.

Comentários