Entenda o que é a guerra de patentes do Blockchain

Com todas as transformações e notícias, é provável que o Blockchain seja a tecnologia mais sensacionalista dos últimos anos. Toda a promessa e o potencial são quase tão grandes quanto o hype criado. Isso faz com que o Blockchain esteja até envolvido com guerra de patentes.

Todas as funções oferecidas pela tecnologia deu origem ao ICO. Como sabemos, é um evento de fichas pelo qual os tokens são vendidos para obter financiamento a um projeto. Essa inovação mudou a maneira como startups captam recursos. Mas, você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com guerra de patentes.

Bem, tudo.

O começo 

Ao mesmo tempo que o hype sobre o Blockchain cresce, o número de patentes registradas também. E o investimento em startups é o que justamente torna essa tecnologia diferente das explosões passadas de inovação.

Outro fator é a ideologia por trás da inovação. A maioria das startups foram fundadas com base na descentralização e em entidades de código aberto. Filosoficamente, diversos líderes de projeto se opõem a ideia de propriedade intelectual como patente. E isso tem muitas implicações.

A primeira é o fato de muitas startups trabalharem em inovações de ponta sem tomar qualquer precaução além do licenciamento do software.

A segunda é que há uma pequena concentração de startups bem financiadas patenteando o Blockchain. Isso pode ser um precursor de futuras PAEs (entidades de afirmação de patentes), conhecidas também como “trolls de patentes”. Elas operam com acumulação de patentes, depositando várias sobre qualquer aspecto patenteável do Blockchain.

Cada vez mais, grandes corporações também estão patenteando o Blockchain. Contudo, suas patentes tendem a girar em torno dos principais negócios.

Unindo esses fatores, temos um campo de guerra de patentes se formando.

A guerra de patentes

Há corporações que defenderão seus principais negócios, afirmando suas patentes contra os concorrentes. Este é um comportamento típico, apesar de muitas vezes ser ridicularizado como a razão pela qual as patentes podem impedir a inovação.

De um lado, há startups bem financiadas com pouca – ou nenhuma – precaução. E do outro, as PAEs inteligente e ágeis, também bem financiadas e que usarão seus recursos para atacar qualquer startup que possa ser considerada infratora.

Nunca aconteceu de tanto dinheiro flutuante estar disponível em startup. Isso pode se tornar bom às PAEs. Um abate para startups idealistas e bem financiadas pode resultar em uma transferência massiva de fundos de startups para PAEs futuramente. Contudo, este seria um resultado muito triste para a inovação.

Quanto mais os inovadores de Blockchain se unirem para proteger e nutrir a novação, melhor para o ecossistema. Todos concordamos que patentes nas mãos erradas prejudicarão a indústria e a velocidade com a adoção da tecnologia.

Ao remover a incerteza que vem das PAEs, é possível evitar a turbulência e os litígios dispendiosos que ocorreram nas indústrias de smartphones, por exemplo. Removendo o atrito, é possível acelerar a adoção da tecnologia. 

FONTE

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.

Comentários