O que causa a variação do valor das criptomoedas?

Em 2017 as moedas digitais tiveram uma valorização exepcional. Depois de alguns meses de grande visibilidade, foi possível perceber a grande variação de valor das criptomoedas. Além disso, o sucesso dessa tecnologia surgiu quase uma década depois de sua criação e foi uma surpresa para muitos.

Essas moedas foram criadas de forma que fossem um meio de troca digital. Um meio de pagamento sem o atrelamento com um banco central. Sendo assim, pode ser difícil saber o que determina o seu valor de mercado, mas, o importante é entender que são vários valores.

1 – Regulamentação 

O fato de que a maioria dos países ainda não determinou uma regulamentação para as criptomoedas, causa insegurança. Por mais que as pessoas sintam o desejo de investir, o medo de que o dinheiro se torne ilegal as afasta.

Países como Marrocos, Argélia, Vietnã e Equador proibiram o uso dessas moedas por elas representarem uma concorrência com as moedas nacionais. Por isso, cidadãos desses países que investiram nas moedas digitais precisaram enfrentar o prejuízo. Dessa forma, investir nas criptomoedas é um risco, pois seu país pode, de repente, torná-las ilegais.

Sempre que os boatos para a regulamentação se tornam fortes em um local, aumentam os interessados pelo dinheiro e, por conseguinte, aumentam os valores das moedas. Da mesma forma, quando um país parece longe de aceitá-las, o valor delas cai.

2 – Lastro

Como as moedas digitais tem uma produção finita, elas possuem um lastro próprio que impede a inflação. Entretanto, o fato de que será impossível produzir novas moedas, fará com que o valor das que existem no mercado se torne muito elevado.

Por exemplo: desde o início sabe-se que o bitcoin tem produção máxima de 21 milhões. Quando a mineração acabar, ele será um artigo raro no mercado, aumentando sua cotação e, assim, aumentando seu valor de mercado.

3 – Hackers

Como todo sistema digital, o blockchain pode ser hackeado – inclusive isso aconteceu com um youtuber, enquanto ele fazia uma live.

O valor das moedas digitais já caiu muito rapidamente por causa da ação de hackers. Essa possibilidade afasta possíveis investidores e usuários, causando problemas na especulação das moedas.

4 – Especulação 

Uma vez que não existe um intermediário entre as ações, a especulação é um fator crucial para o valor das criptomoedas. Ou seja, o que  domina o valor desse dinheiro é a lei da oferta e da procura.

Por isso, moedas mais conhecidas valem mais do que as desconhecidas. Como a venda e a compra das moedas digitais são feitas de forma rápida, também se torna difícil manter o seu custo alto.

 

Fontes 1, 2 e 3

 

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.

Thais Autor

Thaís Dias do Carmo tem 24 anos, é formada em Letras português/italiano pela USP e também é atriz. Na Influu atua na área de conteúdo.

Comentários