New York Times está usando plataforma blockchain para combater fakenews

Na última semana a New York Times Company revelou detalhes referentes a sua experiência com uma plataforma blockchain específica para combater fakenews.

Plataforma blockchain para combater fakenews entra em fase conceito

A ultima vez que o grupo havia comentado sobre seu projeto foi em Março deste ano.

Publicado nesta terça-feira, dia 23, o site News Provenance Project explica como um grupo designado à Pesquisa e Desenvolvimento do jornal deve usar uma plataforma blockchain com base na rede da Hyperledger Fabric para autenticar fotografias de notícias.

A ideia é desenvolvida com a ajuda da IBM Garage e seu programa acelerador de blockchain.

Com isso os envolvidos esperam conter a onda de desinformação e prevenir a alteração de conteúdo, como trocas faciais e outras edições que dificultam o discernimento.

“Consumidores de notícias são muitas vezes enganados e eventualmente ficam apáticos às novas notícias, mesmo que sejam realmente importantes”, diz o site.

O New York Time e seus parceiros começarão agora uma nova fase de testes de conceito, que começa neste mês de julho e segue até o fim de 2019.

Os desenvolvedores estão focados em criar uma solução de confiança, para que audições possam acontecer sem que haja a suspeita sobre remoção ou edição de arquivos digitais. O projeto tem como objetivo armazenar os “metadados contextuais” de um item de notícia em um blockchain, incluindo quando e onde uma foto ou vídeo foi gravado, quem o tirou e informações sobre como ele foi editado e publicado.

Fonte:
Coindesk

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.

Leia Também