Nasdaq vence patente para plataforma de compartilhamento de informação blockchain

Em tempos onde dados percorrem longos caminhos em períodos muito curtos, a Nasdaq obteve a patente de uma plataforma de compartilhamento de informação blockchain.

Mas por que isso é importante para a tecnologia?

Como o compartilhamento de informação blockchain ajuda a bolsa de valores?

Um dos maiores questionamentos dos economistas quando se deparam com as novas tecnologias é sobre tentar buscar a real utilidade de determinada aplicação em um sistema já consolidado. Para muitos, não há motivo aparente para mudar o jogo que vem sendo jogado, mas esse não é o pensamento predominante.

Com a chegada das tecnologias de criptografia, a nossa sociedade passou a lidar com dados de uma maneira diferente, e isso afeta diretamente em setores que nós nem imaginávamos, como o jornalismo econômico, por exemplo.

Nesse caso especificamente, quando uma entidade obtém alguma informação sensível sobre determinado setor do mercado, que favorece investimento ou demonstra aumento de risco para uma ação, é basicamente impossível controlar seu vazamento, muitas vezes gerando uma especulação desnecessária que acaba piorando o cenário.

A patente conseguida pela Nasdaq servirá para o desenvolvimento de uma plataforma de informação blockchain que permite o controle máximo dos dados, fazendo uma coleta e uma distribuição das informações protegidas para as pessoas certas no momento certo, em que elas precisam ter acesso a esta informação.

Como a tecnologia de blockchain ainda vem sofrendo evoluções, a Nasdaq percebeu agora ser possível relatar um maior número de detalhes sobre quem, o quê, ou de onde vieram as alterações na plataforma que abriram caminho para o tópico em evidência.

Através de contratos inteligentes feitos por códigos compartilhados é que se torna possível acompanhar o caminho até a origem de uma alteração realizada nos documentos disponíveis na blockchain.

É claro que o projeto ainda está no início de seu desenvolvimento e muitas falhas ainda devem ser corrigidas até que uma ferramenta como essas possa ser utilizada em larga escala, como em uma bolsa de valores com o tamanho e a importância da Nasdaq.

Otimistas acreditam que essa tecnologia se aplicada corretamente, será essencial para a distribuição de notícias de fonte altamente confiável através de portais e jornais online.

Fonte:
EhtNews

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.
Igor Seco

Igor Seco Autor

Comentários