Todos nós sabemos que o Oriente está anos luz à frente do resto do mundo quando o assunto é tecnologia. Portanto, não seria diferente se tratando de criptografia inteligente. Dessa vez é o Ministério da Economia do Japão que está desenvolvendo uma plataforma visando implementar o Blockchain no comércio.
Uso de Blockchain no comércio acaba com a redundância de informações
Não é novidade para ninguém que no mundo todo as empresas estão procurando cada vez mais uma utilidade para o Blockchain, à fim de introduzir a tecnologia na estrutura do seu negócio e assim, acabar de uma vez por todas com uma série de etapas burocráticas criadas apenas para a verificação de informações.
Essa burocracia foi por muito tempo necessária, afinal é preciso que todos os agentes envolvidos em uma transação tenham acesso às informações, e elas precisam ser verificadas diversas vezes, para que exista prevenção a algum tipo de fraude ou erros que acarretariam uma sequência de problemas.
Porém, além de ser um caminho muitas vezes lento, é também um sistema burro, que acaba gerando um volume de documentos desnecessários, que estão sempre repetindo dados de forma redundante e dificultando que as negociações cheguem direto ao ponto.
Pensando dessa maneira, o Ministério da Economia do Japão enfim utilizou a NEDO, uma organização interna que realiza pesquisas em energia renovável e desenvolvimento de tecnologia industrial, para introduzir uma plataforma de Blockchain no comércio do país.
O foco do programa deverá ser resolver os problemas citados anteriormente, melhorando a comunicação entre alguns dos setores mais importantes para a economia, aproximando bancos, agências de seguros, operadores portuários e companhias de navegação.
Este projeto que foi chamado de “Desenvolvimento de Infraestruturas para Criar Novos Modelos Industriais”, será regido em parceria com a NTT Data, uma das maiores empresas da indústria tecnológica do Japão, no ano fiscal de 2019. E visa principalmente melhorar a logística, abandonando de vez o uso de PDF’s e outros documentos para tornar o processo muito mais rápido e barato com o uso de blockchain.
Fontes:
CoinTelegraph
FutureTimes
Infobae