Manual: Como explicar ao seu cachorro o que é blockchain

Todos sabemos que nossos animais de estimação são muito mais inteligentes do que parecem… Mas será que é possível explicar para o seu cachorro o que é blockchain?

Bom, se no final deste artigo ele não entender, pelo menos você estará preparado para ensinar o que é blockchain para qualquer pessoa com capacidades intelectuais reduzidas, desde o seu sobrinho de seis anos, ao seu tio alcoolizado no natal em família.

Antes de tudo alimente o seu cachorro, brinque um pouco com ele e o faça relaxar.

Ele precisa estar tranquilo para que você o introduza às maravilhas da tecnologia moderna, facilita se ele for adestrado.

Feito isso, vamos começar.

O que é Blockchain

Todo cachorro gosta de enterrar ossos, pergunte para o seu cachorro (ele vai responder que sim).

Mas apesar do faro apurado, a memória deles pode não ser muito boa, causando um sério problema quando eles esquecem onde enterraram seus ossos, tornando fácil até mesmo que outro animal apenas espere o cachorro ir embora para roubar seu tesouro.

Para resolver isso, o cachorro pode adotar uma estratégia simples: Trabalhar em uma comunidade de cães onde eles Trancam os ossos em caixas com cadeados.

Os cães reúnem os ossos, contabilizam e colocam em uma caixa com cinco cadeados diferentes. Enterram a caixa e entregam uma chave para cada cachorro, com um mapa do quintal.

Na próxima caixa que eles decidirem enterrar, deverão incluir uma anotação com as informações do número de ossos da caixa anterior, sem esquecer de deixar a localização dela. Na terceira caixa devem colocar as informações da segunda e da primeira caixa, e assim por diante.

Assim, sempre que um novo buraco for feito, os cães terão um relatório com o número total de caixas, o número total de ossos, quantos ossos cada caixa tem e onde elas estão.

E se o cachorro quiser retirar ossos das caixas ou acrescentar mais deles lá?

É aí que entra a questão das chaves.

Sempre que um dos cães precisa pegar os ossos, ele deve pedir que pelo menos outros três cachorros envolvidos façam sua parte, indo até a caixa para abrir os cadeados (se um cadeado ficar fechado, ainda é possível abrir a caixa).

Todos eles ficarão ali, de olho pra ninguém tirar nada sem pedir.

Quando os ossos são retirados, um novo relatório é feito para informar a todos do que foi realizado ali, ele será enterrado junto com a ultima caixa para que o controle rigoroso da contagem continue.

Nessa rápida analogia sobre o que é blockchain no universo canino:

– Os cães obviamente são os usuários
– Os ossos são as transações
– As caixas são os blocos de dados
– As chaves são os computadores.

O relatório, bem, é o relatório. E tudo isso junto é o blockchain.

É claro que na vida real existem algumas diferenças que garantem a segurança do blockchain, criptografias e extensos cálculos são realizados através de computadores para que cada novo bloco de dados gerado seja praticamente impenetrável, ou pelo menos milhões de vezes mais difícil de quebrar que um cadeado.

Mas essas questões matemáticas já são informação demais para o simples cérebro de um cachorro.

Está em duvida sobre algumas expressões usadas no universo do blockchain? Acesse esse post!

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.
Igor Seco

Igor Seco Autor

Comentários