Dona da Louis Vuitton está desenvolvendo monitoramento blockchain para artigos de luxo

A falsificação de produtos de grife sempre foi o calcanhar de aquiles de muitas marcas por aí, mas talvez isso acabe com a notícia dada pelo conglomerado de luxo LVMH, que está se preparando para lançar um sistema de monitoramento blockchain para artigos de luxo originais.

Blockchain para artigos de luxo da Louis Vuitton está próximo

Dono da icônica marca Louis Vuitton, o grupo LVMH recentemente anunciou aos seus investidores um passo que será bastante importante no combate à pirataria de itens do seu catálogo.

Batizado de AURA, a plataforma de código criptografado deve iniciar suas operações em Maio ou Junho deste ano, inicialmente monitorando bolsas e vestimentas da Lous Vuitton e também cosméticos da Parfums Christian Dior.

Em uma segunda etapa, outras marcas da LVMH farão parte do sistema e posteriormente ele será disponibilizado à algumas concorrentes que pretendam se beneficiar de uma rede de verificação integral.

Para que isso fosse possível, há cerca de um ano atrás uma equipe especializada em blockchain foi designada para iniciar seus trabalhos de maneira à não aparecer na mídia, em um projeto interno que resultou no Código AURA.

O AURA foi construído à partir de uma colaboração com o estúdio de design ethereum ConsenSys e Microsoft Azure usando uma versão com permissão do blockchain ethereum chamado Quorum, que é focado na privacidade de dados e foi desenvolvido pelo JPMorgan.

Segundo uma fonte apresentada pelo site Coindesk, nada disso devia vir à tona nesse momento.

“Para começo de conversa, a AURA fornecerá prova de autenticidade de itens de luxo e rastreará suas origens desde as matérias-primas até o ponto de venda e além dos mercados de bens usados. A próxima fase da plataforma explorará a proteção da propriedade intelectual criativa, ofertas e eventos exclusivos para os clientes de cada marca, além de campanhas contra fraudes.”

Nos resta aguardar para ver como essa ideia será aplicada de fato em seu lançamento, já que uma plataforma como esta se bem executada, pode ser de interesse de boa parte da indústria de bens, como veículos ou até casas.

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.

Leia Também