Polícia prende suspeito de lavagem de dinheiro com Bitcoin no Rio Grande do Sul

No último dia 23 de Abril a polícia civil de Porto Alegre – RS, desarticulou uma operação do tráfico de drogas que utilizava o bitcoin para lavagem de dinheiro, conforme material divulgado na imprensa local.

Traficantes faziam Lavagem de dinheiro com Bitcoin

De acordo com as informações, o Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), localizou um laboratório que realizava a atividade clandestina de mineração de bitcoin em uma pequena casa, enquanto fazia a perseguição à um traficante da região.

Segundo o relatório dos oficiais envolvidos na ação, a descoberta é bastante incomum. No local foram descobertos 25 unidades de mineração de criptomoedas que funcionavam 24h por dia, além de software e hardware “sofisticados”, com valor estimado em mais de 250 mil reais.

O equipamento funcionava com a instalação de gato, a energia era utilizada ainda pare manter o local refrigerado.

Ainda conforme a polícia, o homem que alegou ser responsável pelo equipamento tentou argumentar que alugou o espaço e estava minerando bitcoins como um investimento, o que não é anormal. O suspeito nesse caso seria apenas multado por uso ilegal de energia elétrica na residência, porém na casa ainda foi encontrada uma arma com a numeração raspada e uma moto com placa clonada.

Para o delegado Adriano Nonnemacher, os valores gerados pela estrutura possivelmente eram usados para lavar dinheiro ou para pagar fornecedores de drogas e armas, inclusive internacionalmente, o que pode não ser comprovado posteriormente.

O homem preso tem antecedentes por tráfico e homicídio de um policial militar, entre outros crimes. A polícia trabalha para descobrir quem mais estaria envolvido com o laboratório.

Fonte:
Cointelegraph

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.

Leia Também