Joalheria vai usar aplicativo blockchain para autenticar diamantes

A indústria dos diamantes sempre foi cercada de polêmicas pelo mundo inteiro. Já que existe um mercado negro enorme por trás dessas pedras preciosas, há muita burocracia para certificar que cada item seja legítimo. Agora, com a tecnologia, uma joalheria de Hong Kong passará a usar um aplicativo blockchain para autenticar seus produtos.

A história recente da humanidade nos mostra que em muitos casos nós somos capazes de tudo para adquirir riquezas. Com os diamantes não seria diferente.

Muito visados por assaltantes de joalheria, essas pedras incrivelmente resistentes também podem ser frutos de minas ilegais em zonas de conflito, como em muitos lugares na África.

Tudo isso cria um ciclo de financiamento à violência, causado pelos compradores deste tipo de pedra.

Por esse motivo, certificados são expedidos todos os anos para garantir aos compradores que eles não estão comprando os famosos “diamantes de sangue”, ou mesmo um lote roubado de algum milionário.

Outra grande luta dos tempos modernos em relação à esse tipo de riqueza é o fato de que muitos laboratórios conseguem fabricar diamantes sintéticos hoje em dia, o que acaba gerando outro tipo de problema quando elas são passadas para frente como itens naturais, criando todo tipo de prejuízo.

Aplicativo blockchain para autenticar diamantes

Uma joalheria em Hong Kong deu um passo adiante à favor das minas de extração que trabalham dentro da lei e passará a certificar seus diamantes usando um aplicativo blockchain.

Em uma parceria inédita neste meio, a empresa chinesa Chow Tai Fook irá trabalhar com o Instituto Gemológico da América, a fim de pesquisar e relatar todos os passos que suas jóias dão, desde o dia em que são mineradas, até o momento que chegam ao comprador final.

Apesar desse tipo de iniciativa já ter sido debatida anteriormente, é a primeira vez que uma empresa do ramo decide criar um aplicativo blockchain para certificar seus diamantes, se aproveitando de uma interface simples para que seus consumidores possam entender e garantir que estão fazendo uma boa compra.

A tecnologia blockchain é extremamente adaptável e isso é um dos principais motivos pelo qual ela pode ser aplicada em vários setores. A forma como contratos inteligentes são compartilhados trás uma série de benefícios e rompem diversas barreiras burocráticas que só atrasam e dificultam o mercado de diamantes.

Fonte:
CCN

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.
Igor Seco

Igor Seco Autor

Comentários