Jaguar Land Rover quer oferecer criptomoedas para que motoristas compartilhem seus dados

Segundo nota emitida pela própria empresa, em breve a Jaguar Land Rover deve começar a oferecer criptomoedas para que motoristas compartilhem seus dados.

Jaguar Land Rover quer oferecer criptomoedas em troca de dados

O mundo inteiro está passando por mudanças depois da chegada das novas tecnologias, então, com o setor automotivo não seria diferente.

Neste início de semana a Jaguar Land Rover, conhecida como uma das marcas mais populares de carros de luxo, revelou que está realizando testes com a tecnologia blockchain, no sentido de oferecer algo à motoristas que aceitem o compartilhamento de seus dados.

Acontece que para marcas automotivas, é muito importante saber como melhorar seu produto, e uma das formas de fazer isso é captando informação da sua base de consumidores.

Com a facilidade da internet presente em praticamente todos os lugares, a ideia é que os donos dos carros da Jaguar, habilitem seus veículos para enviar automaticamente dados de condições da estrada, como congestionamento de tráfego, para provedores de navegação ou autoridades locais e, por sua vez, eles poderão receber criptomoedas baseadas nos tokens IOTA.

Graças à tecnologia “smart wallet”, os ganhos com criptomoedas poderão ser resgatados para tomar um cafézinho em uma loja de conveniência, ou até mesmo pagar por pedágios e taxas de estacionamento. Se o veículo for elétrico, a criptomoeda também pode ser utilizada para efetuar a recarga da bateria.

A Jaguar disse que caso os testes tenham êxito, seus carros devem ser equipados com sensores de Internet Of Things (IoT), para fornecer dados através do ledger distribuído da IOTA, incluindo mensagens. Isso seria então transmitido às autoridades municipais de maneira apropriada.

Através dessa conexão, carros poderiam se comunicar caso uma árvore bloqueasse uma estrada ou um acidente tivesse ocorrido, além de fornecer relatórios climáticos localizados mais precisos.

Em uma rede compartilhada com o departamento de trânsito, isto poderia ser um passo importante para tornar mais rápido o atendimento socorrista à acidentados, afirmou a empresa.

A versão inicial do projeto já está sendo conduzida pelo centro de engenharia de software da gigante automobilística em Shannon, na Irlanda, que já integrou a tecnologia a vários veículos, incluindo o Jaguar F-PACE e o Range Rover Velar.

Russell Vickers, o arquiteto de software responsável pelo programa, disse:

“Em um futuro próximo, um carro autônomo pode se dirigir à uma estação de recarga, recarregar e pagar, enquanto seu proprietário pode optar por participar da economia de compartilhamento, ganhando recompensas por enviar dados úteis automaticamente, alertando outros carros sobre diversos acontecimentos na estrada”.

Fonte:
Coindesk

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.

Leia Também