Inteligência Artificial ajuda Coréia do Sul a desarticular esquema de pirâmide de criptomoedas

De acordo com uma matéria publicada pelo jornal Korea Joongang Daily, da Coréia do Sul, um sistema de inteligência artificial teria sido o principal fator à favor de um grupo de polícia especial na desarticulação de um esquema de pirâmide envolvendo criptomoedas no país.

Quase 19 milhões de dólares são defraudados com ajuda de IA

O mercado de criptomoedas já tem aproximadamente 10 anos, desde o nascimento do bitcoin, porém ainda existem muitas pessoas que não fazem ideia do que se trata essa economia. Por falta de entendimento sobre o assunto, elas se tornam vítimas fáceis para criminosos que aproveitam para oferecer dinheiro fácil e “criptomoedas grátis”.

Foi baseando-se nessa parcela leiga da população sul-coreana que um grupo iniciou um golpe através de um esquema de pirâmide que chegou a fazer mais de 50 mil vítimas, movimentando aproximadamente 18,7 milhões de dólares.

Após a detenção de 12 pessoas por trás da fraude, o Departamento Especial de Polícia Judiciária de Segurança Pública de Seul revelou que a grande maioria das vítimas do esquema eram idosos entre as idades de 60 e 70 anos.

O grupo foi desarticulado após a implementação de um algorítimo de Inteligência Artificial ser desenvolvido para isolar palavras específicas sobre fraudes de pirâmide publicadas na internet, disse o delegado responsável pelo caso.

“Através de palavras-chave como ‘Ponzi’ (como é conhecido o esquema de pirâmides fora do Brasil), membros de empréstimo e recrutamento, fomos capazes de ensinar ao nosso código AI os padrões utilizados em esquemas como esse, assim o programa também pôde identificar padrões de propaganda e ainda revelar qual é a empresa em questão, que em seguida foi capturada com evidências fornecidas com ajuda de informantes”.

O esquema Ponzi, que começou em maio de 2018, tinha cerca de 201 escritórios dos quais operava, oferecendo enormes incentivos aos gerentes e membros que trouxeram outras pessoas para participar de um formato clássico de esquema de pirâmide.

Fonte:
CCN

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.

Igor Seco Autor

Comentários