O que a indústria da publicidade precisa saber sobre Blockchain?

Dentro de várias análises sobre os setores que o Blockchain melhoraria, a publicidade foi uma pauta comentada. Até porque ela atualmente enfrenta desafios de fraude e falta de transparência, principalmente com os modelos de pagamentos. Mas a tecnologia tem potencial para transformar também a indústria da publicidade.

Hoje em dia existem múltiplos Blockchains que servem justamente para atender a indústria da publicidade. E diferentes modelos servem para propósitos diferentes, como gerenciamento de consentimento, rastreamento, processamento de pagamento e contratação.

Mas o mercado ainda passa por uma encruzilhada. As soluções estão surgindo, mas as marcas ainda pressionam as redes e os parceiros de publicidade. Com conscientização por parte das marcas para se unirem e definirem novos padrões do setor para processos apoiados por Blockchain, é possível perceber benefícios à indústria da publicidade.

Confira algumas maneiras que a tecnologia pode agregar aos anunciantes e agências.

Transparência de dados

Empresas como Google e Facebook contém inventários de mídia e formatos criativos que funcionam em suas próprias plataformas. Isso traz pouca visibilidade dos dados, gerando falta de confiabilidade.

Uma Blockchain pública, neste caso, permitiria que anunciantes e agências fornecessem uma verdade verificável sobre dados certeiros de sua campanha. Como o número de impressões entregues, para quem foram entregues e para onde.

O Blockchain oferece um sistema que funciona em paralelo com a cadeia de suprimentos existente e complementa as funções de entrega de anúncios, segmentação de dados e gerenciamento de rendimento. Blockchains públicos dariam uma visão transparente às partes do sistema.

Com isso, certos anunciantes e editores passarão a respeitar e confiar uns nos outros compartilhando o Blockchain. Ou optar por manter o controle. Por exemplo, Google e Facebook poderiam optar em ter suas cadeias privadas, mas torná-las públicas.

Contratos inteligentes

De acordo com a Association of National Advertisers, 58 centavos de cada dólar de mídia programático são distribuídos a um editor. Já os outros 42 são consumidos por dados da cadeia de suprimentos e taxas de transação.

Com Blockchain, todas as impressões podem passar por um contrato inteligente, que é atualizado diariamente com os dados mais recentes da entrega. Eles podem até mesmo iniciar o pagamento quando a campanha for concluída, para que anunciantes e editores possam realizar transações instantaneamente.

Esses pagamentos diários para editores podem reduzir a pressão financeira e o crescimento da empresa.

Fraude de anúncios

Um estudo da WPP estimou que mais de US$16 bilhões de publicidade foram desperdiçados por tráfego fraudulento, durante o ano passado.

A tecnologia, no caso, pode fornecer um livro público com as transações, sendo elas verificáveis e imutáveis. Isso permitiria que todas as partes verificassem, independentemente, os gastos em toda a cadeia de suprimento para combater fraudes.

Além do fato das redes Blockchain serem peer-to-peer descentralizadas. Ou seja, não há ponto único de falha ou ponto de acesso para hackers. Assim, a tecnologia aumentaria a segurança e proteção de dados.

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Gerenciamento de consentimento

Regulamentações de privacidade de dados exigem que os usuários consintam que seus dados sejam usados. Nisso, empresas estão investindo mais no gerenciamento de dados. E há uma necessidade crítica de plataformas que possam rastrear e fornecer informações sobre o consentimento.

Isso poderia ser implementado em um livro-razão distribuído, eliminando a necessidade de uma entidade central de gerenciamento. O que resolveria a questão sobre a propriedade da plataforma.

União da industria da publicidade

Apesar do Blockchain oferecer uma solução mais eficiente e confiável para muitos obstáculos da indústria da publicidade, o sucesso depende da união de todo ecossistema.

Os anunciantes podem ser uma força motriz às empresas “bloqueadas” implementarem o Blockchain. Os editores aceitarão as tags de público-alvo exigidas pelo Blockchain se os anunciantes pressionarem por elas.

No caso, é o momento de anunciantes se unirem para se colocarem no poder em relação à governança de Blockchains públicos e privados emergentes. Se não, outros, provavelmente pessoas mais poderosas, definirão os padrões da tecnologia em favor deles mesmos.

Ao pedir a adoção do Blockchain para proteger seus investimentos em publicidade, os anunciantes forçarão o resto do setor a se alinhar de acordo com as demandas.

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FONTE

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