Índia estuda usar criptomoedas para não ter mais que imprimir dinheiro

As criptomoedas chegaram ao mercado financeiro em uma época bastante turbulenta para muitos países. Enquanto muitos apostavam uma corrida tecnológica para provar os efeitos positivos do dinheiro digital, a Índia seguia no caminho contrário. Mas agora um estudo está sendo realizado para usar criptomoedas substituindo a sua moeda física.

Este ano não tem sido fácil para os investidores indianos que planejavam se estabelecer financeiramente no mundo da encriptação. Após uma série de boatos de que um dos países mais populosos do mundo lançaria sua própria criptomoeda, o mercado até esteve otimista, mas foi algo que não durou muito tempo.

Em Julho de 2018 as entidades do país lançaram um alerta para todas as bolsas de valores, proibindo as transações em criptomoedas de acontecerem em seu território. O que causou o fechamento da Zebpay, que teve de desativar seu depósito de conversão em rúpias indianas.

Agora, parece que há um sentimento de arrependimento e o governo pretende voltar atrás, principalmente para tentar economizar ao máximo e não ter que pagar quantias absurdas de dólares para imprimir novas moedas em papel.

Índia quer usar criptomoedas para não imprimir mais dinheiro

Cálculos levantaram alguns dados que podem ter sido observados melhor pelo governo e agora eles estão pensando em como dinheiro pode ser economizado usando a tecnologia de inteligencia artificial, blockchain e criptomoedas. Só em 2017 o país teve de desembolsar uma quantidade de US$ 88 milhões para imprimir novas cédulas de rúpia.

Partindo disso, o RBI (Banco de Reserva da Índia), passou a olhar com mais atenção para este mercado que vem crescendo exponencialmente.

Apesar de haver péssimos exemplos de como usar criptomoedas para movimentar a economia interna de um país, como vem acontecendo na Venezuela, outros lugares apontam um potencial de crescimento impressionante. Como é o caso de Rússia, Irã, Israel e Suíça, que implementam aos poucos sua própria moeda digital no mercado nacional.

Tudo indica que este caminho deverá ser um tanto árduo para a Índia, já que suas medidas iniciais contra a tecnologia afastaram o investimento de diversas grandes empresas que viam no país uma chance de usar criptomoedas em seu benefício.

Portanto, não há nada realmente concreto sobre como essa transição de moedas deverá acontecer em uma sociedade que chega na casa dos bilhões de habitantes. Talvez uma das fases iniciais desse plano é aplicar testes isolados em comunidades menores ou só com algumas notas mais altas para provar que usar criptomoedas é realmente o melhor caminho.

Fonte:
The Next Web

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.

Igor Seco Autor

Comentários