Índia está desenvolvendo blockchain para otimizar fornecimento de café

No último dia 28 de Março o Ministério do Comércio e Indústria da Índia anunciou um novo projeto que está desenvolvendo blockchain com o intuito de otimizar as relações entre os cafeicultores e o seu mercado interno.

Índia está desenvolvendo blockchain para monitorar café

De acordo com uma nota publicada no mesmo dia, a nova plataforma deverá funcionar de acordo com os desejos do grupo Coffee Board, que atualmente recebe incentivo para desenvolver a indústria de café no país.

Segundo um dos porta-vozes do grupo, um dos grandes problemas que o mercado interno da Índia enfrenta com a produção do grão é de que existem muitos intermediários, que apenas dificultam o contato entre o produtor e o consumidor final, causando elevação nos preços da saca e prejudicam a sua qualidade.

Tentando tornar o caminho da “safra à xícara”, rastreável e de fácil monitoramento, o grupo Coffee Board iniciou uma parceria junto à M/s Eka Plus, uma plataforma desenvolvida especificamente para administrar produtos advindos da agricultura.

Em matéria publicada pela revista indiana “Business Line”, o aplicativo será lançado inicialmente em uma fase piloto com um número limitado de produtores para os próximos cinco meses. Após esse período, se constatado que o teste foi bem-sucedido, o programa será expandido para os mais de 350 mil cafeicultores que trabalham no país.

Recentemente diversos países iniciaram um desenvolvimento blockchain para otimizar suas cadeias de abastecimento. Um outro exemplo adotado com sucesso foi na China, quando o governo autorizou o uso das novas tecnologias para que houvesse um controle maior na produção de um arroz específico que há tempos sofria uma luta contra falsificadores e contrabandistas.

Já em fevereiro de 2019, o presidente francês, Emmanuel Macron, fez um discurso de apoio à métodos mais efetivos no controle e na distribuição de alimentos de qualidade na União Européia.

Fonte:
Cointelegraph

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.

Igor Seco Autor

Comentários