Diversos bancos pelo mundo já estão realizando transações utilizando as novas tecnologias como uma medida de incentivo ao desenvolvimento. Dessa vez foi o global HSBC que movimentou cerca de US $ 250 bilhões com blockchain.
A ação faz parte de um projeto do banco definido para explorar caminhos que ajudem seus clientes multinacionais, oferecendo mais praticidade e segurança em cada aplicação.
3 milhões de transações movimentaram US $ 250 bilhões com blockchain
De acordo com as informações disponibilizadas pelo banco, aproximadamente 3 milhões de transações foram registradas através de blockchain, sendo 150 mil pagamentos por meio da plataforma “FX Everywhere”, a rede de blockchain do HSBC.
Esse resultado foi apresentado após quase um ano de serviços ativos no sentido de implantar a nova tecnologia. A “FX Everywhere” foi anunciada em meados de fevereiro de 2018.
Segundo nota, o serviço de contabilidade distribuída desenvolvido pelo HSBC, mostrou que o sistema definitivamente alcança o objetivo de trazer praticidade às movimentações financeiras de seus clientes e que agora o plano é ampliar o seu alcance.
Richard Bibbey, o diretor global de moedas da multinacional, observou que ainda será necessária uma longa caminhada para que as novas tecnologias funcionem a todo vapor na corporação. Ele afirmou que o valor atingido de 250 bilhões com blockchain representam apenas uma pequena parte de todo o dinheiro movimentado pelo banco no último ano, mas se recusou a dizer mais valores.
“Após a implementação bem-sucedida dentro do banco, estamos agora explorando como essa tecnologia poderia ajudar os clientes multinacionais, que também têm vários investimentos em tesouro e cadeias de fornecimento transfronteiriças, a gerenciar melhor os fluxos de câmbio dentro de suas organizações”.
Desenvolvedores explicaram que nos próximos meses nós veremos muito mais ações como essas, bancos como o próprio HSBC e o Itaú estão trabalhando arduamente para introduzir o blockchain na infraestrutura de seus grupos financeiros.
Entre as medidas mais adotadas, estão parcerias com exchanges pelo mundo inteiro.
Fonte:
CNM
Comentários