Homem é preso por fazer esquema de pirâmide com mineração de criptomoedas ilegais

Nos Estados Unidos um homem foi preso por realizar um esquema de pirâmide envolvendo mineração de criptomoedas ilegais.

Esquema de pirâmide e mineração de criptomoedas ilegais

Homero Joshua Garza, de 33 anos, foi condenado a 21 meses de prisão e três anos de liberdade condicional depois de ter sido pego em uma investigação onde ele aparecia como o principal administrador de uma rede de empresas irregulares usadas para minerar criptomoedas.

As empresas eram conhecidas pelos nomes de GAW, GAW miners, ZenMiner e ZenCloud. Elas serviam como lojas de aluguel para mineração online, além de oferecer sua própria criptomoeda, a PayCoin, que dava aos investidores uma parte nos lucros gerados na mineração de outras criptomoedas.

Uma das formas que o homem encontrava para buscar investimento era contando uma série de mentiras para possíveis clientes. Depois, em determinado momento, passou a usar o dinheiro de participantes antigos da empresa para pagar os que estavam entrando. Configurando assim, uma espécie de pirâmide.

Ele ainda negava correlação entre suas empresas e afirmava que haviam negócios entre elas. Para algumas pessoas ele afirmou que a “GAW” havia comprado a “ZenMiner” e uma havia se tornado uma subdivisão da outra.

Outro ponto interessante era que Garza afirmava que o valor do PayCoin jamais cairia abaixo de 20 dólares, pois sua moeda digital havia sido forjada sob uma reserva de 100 milhões de dólares. Claro que essa reserva nunca existiu.

Juntas as 4 empresas do morador do Texas movimentaram cerca de 9 milhões de dólares entre os anos de 2014 e 2016. Ele foi investigado durante todo o ano de 2017 depois de uma série de denuncias da comunidade cripto, mas só foi realmente autuado em setembro deste ano.

Outro morador do Texas foi preso pelo mesmo tipo de fraude no início deste ano. Trenton T. Shavers operou um enorme esquema de pirâmide envolvendo 700.000 Bitcoins. O alto valor envolvido acabou chamando atenção demais e Shavers não conseguiu enganar a justiça.

Fonte:
FM

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.

Igor Seco Autor

Comentários