Co-fundador da Ethereum critica criptomoeda do Facebook por ser centralizada demais

Em um artigo publicado recentemente na revista Quartz, Joseph Lubin, o Co-Fundador da Ethereum, disse que a criptomoeda do facebook é um “lobo centralizado em uma roupa de ovelha descentralizada”.

Criptomoeda do Facebook não é descentralizada como parece

No início deste mês de junho houve o anúncio do Mark Zuckerberg sobre a sua nova criptomoeda, a Libra. No Portal do Blockchain nós fizemos uma publicação com as principais informações sobre ela, clique aqui.

Acontece que desde que a criptomoeda foi anunciada, a opinião em torno desse novo ativo digital tem se dividido entre as pessoas que o defendem e as pessoas que o criticam.

Por causa disso uma série de preocupações e dúvidas estão sendo levantadas todos os dias, principalmente por agências reguladoras do governo.

No artigo Lubin defende:

“A base que sustenta as criptomoedas é a promessa de que enviar dinheiro para o mundo todo seja tão barato e simples quanto enviar uma SMS, e que a infraestrutura financeira deve ser global, inclusiva e governada como um bem de todos.”

Ele também diz que, embora exista uma defesa da criptomoeda do facebook que diz que “as pessoas confiarão mais em formas descentralizadas de governança à partir da Libra”, é estritamente necessário haver confiança fiduciária, que parte principalmente de títulos do governo, e de comerciantes que confiem que a rede de pagamentos está sendo administrada com responsabilidade.

Ao longo do texto ele descreve:

“Talvez o mais importante para que a Libra gere essa confiança, é que o Facebook eventualmente faça uma transição para um sistema ‘sem autorização’, de uma maneira descentralizada, pela qual qualquer um pode validar a rede, em vez de manter o controle nas mãos de 28 empresas iniciais.”

O experiente investidor admite que vê algumas boas características no projeto de Zuckerberg, afinal, caso venha a ser um sucesso, poderão haver mais de dois bilhões de usuários de criptomoedas ativos no mundo todo em apenas alguns anos.

Também afirma que os desenvolvedores da ConsenSys, empresa de desenvolvimento na Ethereum, já analisaram o código e notaram que o projeto toma emprestadas muitas idéias da Ethereum.

Por último, ele observa que ele espera que Libra seja bem executado do ponto de vista técnico.

Como já informamos também no Portal do Blockchain, a França convocou uma força tarefa entre os 7 países mais ricos economicamente para examinar a criptomoeda do facebook.

Fonte:
Cointelegraph

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.

Leia Também