O ano de 2018 não vinha sendo tão ruim para os investidores de criptomoedas, a queda do bitcoin havia cessado após janeiro e ele manteve alguma estabilidade por alguns meses.
Porém, as coisas mudaram drasticamente (mais uma vez), e o final de novembro deste ano se tornou um pesadelo para investidores do mundo inteiro que chegaram a pagar 8 mil dólares por cada unidade.
Do dia 18 para cá, houve uma queda do bitcoin que chegou a 30%, e agora todos estão buscando as explicações para o ocorrido. A bolha finalmente estourou?
Não é bem isso, dizem alguns especialistas.
Como explicar a queda do bitcoin em 2018?
Acontece que o mercado criptoeconômico ainda é muito pequeno e a falta de uma regulação internacional causa divergências entre grupos de investimentos que dividem o potencial da moeda digital.
No fim de 2017 nós vimos o mesmo acontecer, quando um seleto grupo de portadores de bitcoins passaram a divergir da forma como seriam resolvidos os problemas relacionados a escalabilidade de processamento das transações em bitcoins.
Então eles forçaram uma divisão no código da criptomoeda e criaram então o Bitcoin Cash.
A existência desta nova moeda digital fez com que os mineradores pudessem escolher qual delas seria seu foco na mineração, porém, mesmo com esse trabalho se dividindo, o nível de processamento necessário para a atividade continuou subindo.
Em outubro deste ano o evento se repetiu. Os mesmos players que decidiram pelo caminho do bitcoin cash, entraram em conflito e criaram mais dois caminhos, o Bitcoin Cash ABC (BCHABC) e o Bitcoin Cash SV (BCHSV).
Assim, o código sofreu mais uma divisão e o nível de processamento continuou alto. Restou como saída a manipulação direta do lastro do bitcoin para que o preço caísse e as novas criptomoedas pudessem ser competitivas.
Então, o maior problema nesse caso é a falta de regulação e uma possível manipulação dos players para que os mineradores esqueçam o bitcoin e foquem nessas novas moedas digitais que estão surgindo.
Nesta semana o governo dos Estados Unidos anunciou que uma investigação já foi iniciada para desvendar possíveis fraudes que levaram o mercado à essa situação e afirmou que os responsáveis pela manipulação de preços, que estão causando danos ao ecossistema criptoeconômico deverão ser punidos.
Fonte:
Terra