Como explicar a mais recente queda do bitcoin em 2018?

O ano de 2018 não vinha sendo tão ruim para os investidores de criptomoedas, a queda do bitcoin havia cessado após janeiro e ele manteve alguma estabilidade por alguns meses.

Porém, as coisas mudaram drasticamente (mais uma vez), e o final de novembro deste ano se tornou um pesadelo para investidores do mundo inteiro que chegaram a pagar 8 mil dólares por cada unidade.

Do dia 18 para cá, houve uma queda do bitcoin que chegou a 30%, e agora todos estão buscando as explicações para o ocorrido. A bolha finalmente estourou?

Não é bem isso, dizem alguns especialistas.

Como explicar a queda do bitcoin em 2018?

Acontece que o mercado criptoeconômico ainda é muito pequeno e a falta de uma regulação internacional causa divergências entre grupos de investimentos que dividem o potencial da moeda digital.

No fim de 2017 nós vimos o mesmo acontecer, quando um seleto grupo de portadores de bitcoins passaram a divergir da forma como seriam resolvidos os problemas relacionados a escalabilidade de processamento das transações em bitcoins.

Então eles forçaram uma divisão no código da criptomoeda e criaram então o Bitcoin Cash.

A existência desta nova moeda digital fez com que os mineradores pudessem escolher qual delas seria seu foco na mineração, porém, mesmo com esse trabalho se dividindo, o nível de processamento necessário para a atividade continuou subindo.

Em outubro deste ano o evento se repetiu. Os mesmos players que decidiram pelo caminho do bitcoin cash, entraram em conflito e criaram mais dois caminhos, o Bitcoin Cash ABC (BCHABC) e o Bitcoin Cash SV (BCHSV).

Assim, o código sofreu mais uma divisão e o nível de processamento continuou alto. Restou como saída a manipulação direta do lastro do bitcoin para que o preço caísse e as novas criptomoedas pudessem ser competitivas.

Então, o maior problema nesse caso é a falta de regulação e uma possível manipulação dos players para que os mineradores esqueçam o bitcoin e foquem nessas novas moedas digitais que estão surgindo.

Nesta semana o governo dos Estados Unidos anunciou que uma investigação já foi iniciada para desvendar possíveis fraudes que levaram o mercado à essa situação e afirmou que os responsáveis pela manipulação de preços, que estão causando danos ao ecossistema criptoeconômico deverão ser punidos.

Fonte:
Terra

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.
Igor Seco

Igor Seco Autor

Comentários