Estado da Austrália vai emitir carteiras de motorista digitais em blockchain

Entre todos os países que já buscam alguma forma de implementar o uso das novas tecnologias de encriptação em seu seu sistema de governo, a Austrália é um dos que faz os maiores investimentos. O estado de Nova Gales do Sul decidiu lançar um projeto piloto que emitirá carteiras de motorista digitais em blockchain à partir de Novembro deste ano.

O plano que vem sendo articulado em uma parceria entre o governo do estado e a empresa Secure Logic, visa ativar a digitação das carteiras de motorista para cerca de 140 mil cidadãos por toda a região. Esse processo deve servir como base para um teste real do uso de servidores e caso seja o sucesso esperado, o passo seguinte é a ampliação do sistema para todos os motoristas de Nova Gales do Sul.

A adaptação à carteiras de motorista digitais

A Secure Logic é conhecida no país oceânico como uma das empresas mais importantes no ramo de segurança de dados e é a principal motivadora para que o projeto se estabeleça o quanto antes.

Tornar as carteiras de motoristas digitais uma realidade é fundamental para que haja um fortalecimento da rede e o fim sistemático da burocracia. Com a plataforma blockchain e a não necessidade das impressões em papel, o acúmulo de documentos que comprovem a identidade dos motoristas e a validação da sua habilitação é desnecessário, já que tudo o que for importante estará em uma central de dados compartilhada com o governo.

Segundo o CEO da Secure Logic, Santosh Devaraj, o principal foco com as carteiras de motoristas digitais em blockchain é renovar este setor do serviço público, economizando horas de trabalho que com a nova tecnologia não fazem mais sentido.

É perfeitamente normal que o sistema atual funcione também como um tipo de obstáculo para inovações, já que novos sistemas precisam passar pela burocracia no comando. Mas não há sentido prático e lógico para que isso continue, em até 5 anos as carteiras de motorista digitais serão uma realidade para 100% dos habilitados no estado.

Fonte:
BC Focus

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.
Igor Seco

Igor Seco Autor

Comentários