Escassez de talentos no Blockchain pode chegar ao fim

Ultimamente, muitos se perguntam porque os últimos anos estão cheios de discussões sobre o potencial do Blockchain, mas sem muitos investimentos ou progresso. Isso pode estar acontecendo devido a escassez de talentos que tem atormentado a comunidade.

Com poucos desenvolvedores disponíveis e acessíveis, os melhores projetos chegam a ser obrigados a ficar como segundo plano. Empresas que poderiam ser incentivadas a explorar novas possibilidades estão sendo obrigadas a esperar.

Felizmente, essa escassez de talentos pode estar chegando ao fim.

Por que a escassez de talentos existia?

Mesmo com empresas não gostando da ideia das criptomoedas, elas podem usar o Blockchain de uma forma ou de outra. Poderiam usar para proteger suas comunicações, simplificar transações ou interconectar seus usuários. Mas sem as pessoas certas para projetar, implementar e supervisionar, não há progressão.

Leia também: Como o Blockchain nas empresas pode agir?

Confira algumas razões:

Fringe status: apesar de aplicações quase ilimitadas do Blockchain, a tecnologia ainda existe à margem nos últimos anos. Embora muitos levassem a sério, não consideravam o mesmo valor de habilidades básicas e linguagens como Python, por exemplo.

A associação da tecnologia com o Bitcoin e sua comunidade não ajudaram. Investidores não quiseram investir meses de esforço em uma tecnologia útil apenas para projetos de nicho.

Altos custos: há diversos desenvolvedores experientes e qualificados. Com mais ninguém a quem recorrer, isso elevou o custo médio do contrato de um desenvolvedor de Blockchain, tornando difícil empresas pequenas conseguirem entrar no jogo.

Alto risco: desenvolvedores tendem a trabalhar com produtos de alto valor. Eles podem envolver transações financeiras ou troca de informações confidenciais. Isso significa que eles precisam trabalhar com especialistas jurídicos e de segurança, ou se tornar especialista legal e de segurança.

Isso afugenta desenvolvedores e aumenta ainda mais o preço do desenvolvimento para empresas que, de outra forma, gostariam de buscar esses projetos.

Incerteza futura: desenvolvedores pensam em longo prazo. Nisso, enquanto alguns reconhecem a tecnologia como fundamental para vários setores, outros pensam sobre as falhas inerentes. Esse tipo de desenvolvedor pode reconhecer que o Blockchain não pode ser usado para tudo, podendo ser substituído em breve por outro sistema.

Por que a escassez está acabando?

O primeiro ponto é que há mais maneiras de encontrar desenvolvedores, além de aprender outras habilidades e encontrar outras pessoas já com essas habilidades. Plataformas já oferecem cursos de conceitos básicos da tecnologia, devido à alta demanda. Tem também o fato da comunidade estar mais robusta, por isso se torna mais fácil encontrar recomendações.

Leia também: 42% das melhores universidades já ensinam Blockchain

E outra, o Blockchain já se provou. Obviamente que a tecnologia não é perfeita, mas nos últimos anos, isso já se provou ser mais que um artifício para criptomoedas. Isso fez com que existissem mais oportunidades de recompensa.

Aprender as noções básicas da tecnologia não é o suficiente para a maioria das empresas. Nisso, eles procuram pessoas com experiências reais e demonstráveis na resolução de problemas ou na construção de novos sistemas. Isso gera mais oportunidades para ganhar credenciais em forma de recompensas.

Agora com as criptomoedas valendo mais e sendo mais aceitas, essas recompensas são mais atraentes.

Os desenvolvedores também veem a demanda. O alto preço associado ao talento do Blockchain atraiu os desenvolvedores mais oportunistas para aprender mais sobre as oportunidades de carreira com a tecnologia. Há alguns anos, investir tempo e energia em habilidades era um tiro no escuro.

Mas agora é um caminho para um potencial lucro. Com habilidades e experiência, não há nada que impeça um emprego bem remunerado no campo.

Com milhares de desenvolvedores em treinamento, a escassez de talentos deve desaparecer nos próximos anos.

FONTE

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.

Comentários