Entenda o que são as pools de mineração

Entenda o que são as pools de mineração

Entre ferramentas e produções importantes para se inserir no mercado das criptomoedas, uma delas são as pools de mineração. Já que a ação está diretamente ligada em validar as transações na Blockchain, as pools são grupos de mineradores que se juntam para unir forças e não trabalharem sozinhos.

Como minerar exige não só equipamentos potentes, mas também conhecimento matemático, as pools servem para mineradores diminuírem as dificuldades individuais. Com um acordo, também dividem as recompensas.

Além de conseguirem fazer o minerador médio melhorar sua performance e, consequentemente, suas recompensas, as pools também concentram e centralizam o poder ao dono.

Resumindo, as pools de mineração são parecidas com uma cooperativa que soma o poder de mineração de vários trabalhadores. Isso diminui a instabilidade de pagamentos. Em meio a um trabalho que envolve sorte, é um fator importante não só para o dono, mas também para os próprios mineradores.

Geralmente, as pools possuem um campo nomeado “variance”. Ela dá ao minerador uma média do tempo necessário para chegar até a recompensa. Esse campo apresenta um cálculo complexo e leva o tempo de intervalo dos blocos e a dificuldade em consideração.

Nisso, existem dois tipos de pools de mineração. A Única, que busca apenas uma criptomoeda específica. E a Multi, na qual há uma seleção de diferentes criptomoedas e o prêmio é dividido de forma proporcional entre os mineradores.

Formas de recompensa das pools de mineração

As pools funcionam somando o poder de mineração para cooperar no encontro do resultado da equação. Mas não se engane, a recompensa não será maior se houver mais mineradores. Isso porque, apesar das recompensas serem distribuídas aleatoriamente, a Blockchain possui ferramentas que fazem os blocos serem distribuídos de forma proporcional.

Consequentemente, o minerador com maior poder de mineração, recebe mais, já que a recompensa é feita pelo esforço de cada minerador. E sobre isso, existem dois tipos de pagamentos.

  • Pagamento proporcional (PROP) – já citada, essa forma de pagamento é calculada pelas vezes que os blocos reiniciam sua contagem. O pagamento é realizado pelo número proporcional de contribuição feita por cada minerador.
  • Pagamento pelos últimos N shares (PPLNS) – aqui, a pool consegue limitar o tempo para calcular a porcentagem referentes as últimas contribuições. Teoricamente, esse método acaba sendo o mais justo, devido ao fato do bloco ser encontrado nas últimas horas.
Como escolher a melhor

Por mais que seja fundamental a segurança, o fator mais importante acaba sendo o tempo de resposta da conexão. Isso irá definir o seu rendimento, já que, quanto maior o tempo de conexão, maior também o tempo para enviar e receber. O tempo pode provocar consequências ao seu resultado, que podem influenciar no seu lucro final.

Também é importante verificar o valor mínimo de saque, principalmente aos mineradores iniciantes. Dependendo o valor mínimo, o minerador pode chegar a trabalhar meses para receber o pagamento.

Existem também as taxas. Tanto pelo a fee quanto a de saque. A fee é proporcional ao valor minerado. No caso, é uma taxa cobrada pelo serviço, que podem chegar até 4%, considerado alto. A de saque serve para cobrir custos no envio da Blockchain.

Mais específico, existe também a Dificuldade. Esse termo corresponde ao número de mineradores dentro de uma pool. Então fique atento quanto ao valor. Já que, quanto mais gente na pool, mas complicada é a mineração. Mas não vá direto na com menor Dificuldade, sendo que menos gente, a pool tem uma força baixa de hashing (espalhamento).

No mercado, segundo o site Blockchain, a BTC.com é a mais popular entre as pools de mineração. Em seguida, a ViaBTC e a SlushPool, respectivamente.

FONTES

Fonte1

Fonte2

Fonte3

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.

Comentários