Empresa lança app que usa blockchain para rastrear fraude em arroz chinês

Depois de declarar uma série de investimentos que chegaram na casa dos bilhões em Junho, a Ant Financial, uma empresa afiliada ao Grupo Alibaba, revelou esta semana que está realizando uma parceria com o Governo da China para usar a tecnologia blockchain para rastrear fraudes no alimento do país.

Aqui no Portal do Blockchain nós já publicamos uma série de matérias explicando vários usos para a ferramenta e disponibilizamos até mesmo um e-book com 5 indústrias em que o Blockchain está mudando o mundo. Agora é a vez do mercado alimentício sofrer uma reviravolta, caso os testes com o aplicativo chinês apresente o resultado esperado.

Acontece que nos ultimos anos a China tem sofrido mais e mais com esquemas de corrupção que afetam a produção e a distribuição de comida. Um dos casos mais recentes chamou a atenção dos consumidores para a marca de arroz Wuchang, conhecida pela alta qualidade de seus grãos.

Nesse caso em específico, agentes detectaram que esse arroz tem sido misturado com grãos de qualidade duvidosa. A empresa ao saber do fato se defendeu alegando que isto acontece em algum momento da logística fora de seus domínios, e que é necessário um trabalho em conjunto com as entidades fiscalizadoras pra que se investigue e o consumidor final não saia prejudicado.

Usar Blockchain para rastrear fraudes é seguro e rápido

Baseada nessas informações, a empresa Ant Financial buscou o governo da província Wuchang, onde fica a empresa, e apresentou um projeto onde se utiliza da tecnologia do blockchain para rastrear a fraude neste tipo de arroz.

O aplicativo irá funcionar com um QR-code que será gerado ainda nas dependências da empresa e contará com informações como o tipo de grão, onde ele foi plantado, quando foi colhido, ensacado e enviado para o comércio. Dessa forma os desenvolvedores esperam que o consumidor use o blockchain para rastrear a fraude e possa facilmente ter em mãos um relatório completo sobre o alimento.

O projeto visa ter um banco de dados universal com um registro diferente para cada pacote de arroz produzido, tornando simples a detecção de qualquer problema antes que ele faça parte das refeições das pessoas.

Em nota a Ant Financial afirmou que o aplicativo será introduzido em todas as etapas da produção e entrega do arroz Wuchang, em parceria com todas as empresas envolvidas e o governo da província, tornando esse processo mais confiável, rápido e fácil de fiscalizar.

É importante destacar também que com o sucesso dessa iniciativa, ela possivelmente se expandirá pelo país e poderá agregar outros produtos, principalmente no setor agroindustrial.

Fontes:
BC Focus
Coin Telegraph
ETH News

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.
Igor Seco

Igor Seco Autor

Comentários