Novo decreto de Bolsonaro pode colocar Brasil de vez no radar do blockchain

Não é de hoje que o povo brasileiro recebe a promessa de seus governantes que um documento único será criado para substituir todos os outros. Talvez isso não aconteça, mas nos próximos dias o presidente Bolsonaro pode assinar um decreto unificando as informações de outros documentos diretamente ao CPF, utilizando pra isso uma plataforma blockchain.

Decreto presidencial pode unir documentos ao CPF através do blockchain

De acordo com informações disponibilizadas pela Casa Cívil da República, a intenção do presidente com o decreto é integrar todos os documentos do cidadão brasileiro em um local só, mas evitar a criação de um novo número pra isso. Assim o RG e o PIS/Pasep de cada um será incorporado ao CPF, que hoje já possui um cadastro espelho em blockchain em posse da receita federal, como informamos aqui no Portal do Blockchain algumas semanas atrás.

Este decreto que está agora nas mãos da Controladoria Geral da União (CGU), em processo de elaboração e preenchimento de lacunas, já é de conhecimento dos ministérios do novo governo e pode ser assinado pelo presidente ainda em fevereiro.

“O objetivo é que os cidadãos usuários de serviços públicos, que antes precisavam apresentar diversos documentos e informar diferentes números de cadastro, apenas precisem informar o CPF para que sejam localizados nos sistemas da administração pública em âmbito federal.” Explicou o porta-voz da controladoria.

A grande vantagem de realizar este processo através de uma tecnologia emergente como o blockchain, é a confiabilidade nas informações e o investimento inerente em uma corrida moderna em busca de plataformas anti-corrupção.

Agora só nos resta aguardar para ver quais serão os próximos passos dados no planalto em Brasília, já que a eliminação de um novo documento torna cômodo para os cidadãos, já que ninguém precisará ir até algum ponto organizar sua documentação, pois provavelmente já tem seu CPF cadastrado no banco de dados do governo.

Fonte:
Canaltech

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.

Igor Seco Autor

Comentários