Crivella abre discussão sobre incentivo ao bitcoin no Rio de Janeiro

Há quem diga que não existe realmente um caminho que torne bitcoin viável para a economia, mas aparentemente não é assim que pensa o prefeito do Rio de Janeiro.

Novembro tem sido um mês bastante turbulento para os investidores de criptomoedas, as variações e quedas nos preços causaram um enorme desconforto e abalaram a crença das pessoas que chegaram a pagar até 20 mil dólares pelo ativo.

Mas nesse mar de caos e destruição gerado por uma possível manipulação do mercado, algumas notícias ainda trazem um pouco de ânimo para os criptoeconomistas.

Marcelo Crivella, o atual prefeito da Cidade Maravilhosa, entrou em contato com a procuradoria do município no que possivelmente seria um projeto de incentivo ao bitcoin.

Por quê dar incentivo ao bitcoin?

A justificativa para isso seria a de que o estado como conhecemos funciona à base de três pilares, o de Ideias, o de Armas e o de Moeda. Essa última sendo deformada ao longo do tempo e ainda mais com a criação de moedas digitais aparelhadas ao lastro do dólar.

Claro que se torna muito difícil pensar que em um país como o Brasil, novidades como essa possam ser integradas ao governo. Mas esta notícia mostra que o setor público por aqui tem ao menos pensado em novas tecnologias.

Há pouco menos de uma semana a Receita Federal anunciou que estaria utilizando o blockchain para administrar os cadastros de CPF dos cidadãos.

Essa introdução, apesar de ter demorado um pouco mais do que se esperava, é de fato muito importante para o ecossistema criptoeconômico e será muito importante no desenvolvimento deste mercado emergente no mundo inteiro.

Provavelmente ainda falta muito para que nós vejamos o blockchain e os bitcoins realmente sendo utilizados de maneira direta no sistema público, o próprio Crivella não deu a entender, por exemplo, que o incentivo ao bitcoin partiria de dentro da prefeitura, com a facilitação do pagamento de impostos com este tipo de moeda.

Apesar disso, comerciantes privados que já tem planos para trabalhar com criptoativos, principalmente em épocas favoráveis ao turismo, podem respirar mais tranquilos.

Fonte:
Estadão

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.
Igor Seco

Igor Seco Autor

Comentários