Cerca de 85% das criptomoedas são controladas por investidores, afirma relatório

Uma das características mais marcantes das moedas digitais é o fato de que o seu valor agregado é descentralizado, ou seja, não é necessário um órgão regulador para que elas alcancem uma certa taxa de câmbio. Acontece que um relatório recente afirma que não é bem assim na realidade, 85% das criptomoedas são controladas por investidores.

As criptomoedas são controladas por investidores?

No último dia 17 de Outubro um relatório nomeado “Cryptoasset – Taxonomy Report“, foi publicado através do site CryptoCompare. Neste documento, as informações tentam desmistificar a ideia de que a criptoeconomia é realmente descentralizada, trazendo dados que podem não agradar ao mercado.

Talvez o sentido de centralização do poder econômico sobre uma moeda seja tratado com uma certa liberdade de interpretação nesse caso. O que se pode afirmar através do estudo realizado é que o número de investidores ativos é muito pequeno, tornando fácil dizer que as criptomoedas são controladas por um núcleo minúsculo de pessoas.

Nas páginas disponibilizadas na internet é possível averiguar também que 55% dos projetos atuais que se baseiam em um ambiente de moeda criptografada são centralizados e outros 30% são considerados de média-centralização.

Em Setembro nós haviamos publicado aqui no Portal do Blockchain uma pesquisa que revelava uma disparidade enorme entre os usuários de bitcoins. Na época foi afirmado que aproximadamente 55% dos bitcoins ativos no mercado estavam nas mãos de apenas 1% dos investidores.

Essa diferença absurda pode ser explicada por uma série de fatores, entre eles estão a ideia de quem chegou primeiro até os criptoativos. Também podemos relevar a pesquisa em torno de quem já tinha capacidade financeira para minerar bitcoins desde o início das transações e em como o preço de computadores foi aumentando conforme mais poder de processamento era requerido.

Como disse Nouriel Roubini, um economista norte-americano de grande notoriedade, durante uma fala um tanto exaltada:

“Mineradores de criptomoedas são centralizados, exchanges são centralizadas, desenvolvedores são ditadores centralizados e a desigualdade em torno da aquisição de bitcoins é como a própria Coréia do Norte”

Fonte:
CryptoCompare

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.
Igor Seco

Igor Seco Autor

Comentários