Cooperação entre Blockchains Públicas e Privadas é possível!

Seria possível blockchains públicas e privadas funcionarem em cooperação? Estabelecerem uma relação de interoperabilidade?

Imagem via Pixabay

Aqui no Portal do Blockchain, já foi evidenciado as diferenças entre cada um dos tipos do sistema tecnológico. Entretanto, é possível que as duas trabalhem em cooperatividade.

A convergência entre blockchains privadas e públicas

Segundo os chefes de duas das maiores empresas do universo das criptomoedas, Chain e Blockchain, a aproximação das blockchains privadas e públicas é uma possibilidade real, porém ainda no futuro.

A ideia por trás desse horizonte é similar com o que acontece na internet hoje. Diversas entidades operam em redes particulares, mas conseguem se conectar à rede pública.

Como são somente as informações em dados que se movimentam através das redes, independente da arquitetura em que se desloca, uma convergência dos dois tipos é possível. Assim, embora apresentem estruturas diferentes, são capazes de operar juntas.

Alguns especialistas que atuam na implementação de novas formas de tecnologias baseadas em blockchain discutem o caso.

Javier Paz, analista da empresa Aite Group, garante que a cooperação dos lados não ocorrerá este ano. Porque, até o momento, existem diversos desentendimentos entre os principais sistemas públicos sobre como solucionar dificuldades com escalabilidade e segurança.

Algumas das principais blockchains abertamente públicas, além do Bitcoin, são a Litecoin e a Ethereum. Mesmo entre estes grandes nomes, os desacordos impedem uma convergência com as redes privadas.

Além disso, foram desenvolvidas as Sidechains. Nada mais são do que espécies de “blockchains mestres” capazes de validar informações de outras tecnologias. Seu sistema foi criado como uma forma de incentivar a relação intercessora das blockchains.

Outro destaque das Sidechains é a permissão dada aos usuários de adicionarem funcionalidades dentro da cadeia, sem necessariamente alterarem os scripts.

Portanto, verifica-se que, apesar de estar no futuro como possibilidade, certas alternativas que preveem a integração dos sistemas públicos e privados de blockchains estão sendo construídas.

FONTE

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.
Gabriel Claudino

Gabriel Claudino Autor

Gabriel Claudino tem 23 anos, é ator e cursa Letras na USP (Universidade de São Paulo). Atua como criador de conteúdo no Portal do Blockchain.

Comentários