Consumo de energia do Bitcoin é superado até três vezes por bancos tradicionais

Para muitas pessoas o consumo de energia do Bitcoin é o maior obstáculo para a popularização da criptomoeda e basicamente o que impede o incentivo governamental para a tecnologia de blockchain, mas ao que tudo indica, não é bem assim que as coisas funcionam.

Consumo de energia do Bitcoin é de 30 terawatts por ano

A Dra. Katarina M. Kelly-Pitou da universidade de Pittsburgh, é uma especialista em Engenharia Elétrica e conduz estudos sobre o consumo mundial de energia pelo Energy GRID Institute e discorda da afirmação que diz que as criptomoedas serão as responsáveis por um futuro desastre ambiental.

Segundo ela, a maioria dos estudos envolvendo a energia utilizada pelas máquinas mineradoras de bitcoin espalhadas pelo mundo não leva em consideração a fonte dessa mesma energia. As estatísticas demonstram que o hardware conectado à rede para encontrar os códigos e gerar a moeda consomem anualmente a mesma quantidade energética utilizada por países pequenos como a Irlanda.

Pesquisadores tem juntado forças para afirmar que o uso de energia do Bitcoin não é viável economicamente devido ao seu crescimento exponencial, porém não levam em consideração alguns fatores importantes, como por exemplo o fato de que os bancos tradicionais reunidos consomem pelo menos três vezes mais energia que as criptomoedas e que sua fonte na grande maioria das vezes não passa nem perto de ser renovável.

Outro ponto interessante levantado pela Dra. Katarina é que a nossa civilização está repleta de casos em que novas tecnologias surgiam consumindo quantidades enormes de energia, como os carros, os barcos e os aviões, mas que conforme essas tecnologias foram sendo implementadas em grande escala, a modernização delas tornou esse consumo muito menor gradativamente, e o mesmo vai acontecer com a energia do Bitcoin.

Para a pesquisadora, mais importante do que saber quem está gastando mais é saber de onde este gasto está saindo. O foco das empresas envolvidas com o bitcoin e das que demonizam o uso dessa criptomoeda não devia ser consumir menos energia, mas sim fazer isso se utilizando de fontes renováveis como a solar ou eólica.

Fontes:
Cripto 247
BCFocus

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.

Igor Seco Autor

Comentários