Conheça os benefícios de investir em criptomoedas

Bitcoins são moedas virtuais que têm sido utilizadas em transações comerciais, desde um pagamento de salário em uma empresa até no pagamento de uma conta no restaurante, e que estão em alta por causa de sua valorização no mercado de investimentos. Em 2017, até o mês de outubro, a valorização das criptomoedas foi de 597%.

Recentemente, a terceira maior economia do mundo, o Japão, reconheceu o bitcoin como forma de pagamento no dia a dia, garantindo a continuação de sua valorização em alta. Além disso, são descentralizadas, isto é, não pertencem a nenhum governo nem país, algo muito bom para sua prosperidade.

Apesar de ainda serem alvo de desconfiança, as moedas digitais têm apresentado diversos benefícios para aqueles que estão buscando novas formas de investimento e para quem gosta de ter novas opções tecnológicas.

Confira a seguir os benefícios de investir em criptomoedas:

1- Muita informação

Até algum tempo atrás, o maior receio em relação a tal investimento era o de não saber exatamente como poderia ser feito, assim como não entender como funcionava na prática. Porém, já é possível encontrar cada vez mais informações específicas sobre bitcoins, como investir, como utilizar, etc. Diversos sites e blogs voltados ao mercado e à educação financeira estão disponibilizando material para iniciantes ou quem já é mais entendido do assunto.

2- Maior reconhecimento ao longo do tempo

Como a popularidade das criptomoedas tem aumentado muito nos últimos meses, especialistas defendem que sua valorização e reconhecimento estará em alta ao longo do tempo. Além disso, o bitcoin está sendo cada vez mais aceito como forma de pagamento em vários lugares ao redor do mundo.

3- É internacional

Isso significa que se você quiser ou precisar mandar uma quantia de dinheiro para o exterior, não será necessário pagar as mesmas taxas de transação das moedas normais, pois a transação de “dinehrio virtual” é feita de forma bem mais fácil do que é realizada pelos bancos tradicionais. Pode-se dizer que as criptomoedas diminuíram essas barreiras internacionais.

4- Maior segurança e privacidade

Outra vantagem que as criptomoedas apresentam é a de que todo processo de transação ocorre de forma mais privada do que as transações financeiras normais, pois o bitcoin não precisa de muitas informações pessoas dos usuários como os bancos tradicionais, uma vez que se tratam de códigos criptográficos. Assim, o risco de suas informações e dados vazarem ou serem roubados é baixíssimo. Especialistas afirmam que a tecnologia Blockchain, sistema por trás da segurança das criptomoedas, já é mais seguro do que o Wall Street.

5- Não tem valor mínimo

O fato de não ter valor mínimo para fazer investimentos e comprar moedas digitais tem atraído diversos públicos, já que dessa forma é possível que qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento sobre esse mercado faça um investimento em bitcoin.

6- Não corre risco de inflação

O bitcoin tem algo de bem diferente das demais moedas que são usadas aqui e em outros países: ela tem um limite. A quantidade definida de bitcoin é de aproximadamente 21 milhões. Assim, em uma possível crise econômica, não serão geradas mais moedas e poupa o risco de inflação.

Apesar de todos esses benefícios e vantagens levantados, é importante lembrar que o bitcoin apresenta alguns riscos como uma possível bolha financeira causada pela supervalorização das moedas digitais, e também o fato de que ainda não há uma regulamentação definitiva sobre seu uso, já que diversos países ainda não o reconhecem seu como moeda.

Há igualmente risco no fato de que seu valor costuma variar muito entre mínimo e máximo de rendimento. Portanto, é imprescindível que se saiba investir e administrar as criptomoedas para que não se perca dinheiro.

Victor Russo Autor

Comentários