Conheça a MacCoin: a criptomoeda do McDonald's

Conheça a MacCoin: a criptomoeda do McDonald’s

Depois do jogador Ronaldinho Gaúcho e do cantor Akon anunciarem suas próprias criptomoedas, foi a vez do McDonald’s anunciar a sua. Mas, diferente dos casos citados, a criptomoeda do McDonald’s será temporária. Ela foi criada como parte da campanha de celebração dos 50 anos do BigMac.

Por isso o nome MacCoin. E as coincidências não param por aí. Distante da Bitcon, essa criptomoeda apresenta um câmbio volúvel. Nesse caso, ela tem um valor exato: US$3,99. O preço do sanduíche.

A criptomoeda do McDonald’s

Com esse planejamento, o objetivo principal da criptomoeda é facilitar a vida dos clientes. Os consumidores poderão coletar os tokens, compartilha-los e troca-los por Big Macs em mais de 50 países.

O lançamento deles está marcado para esta quinta (02), justamente no dia do aniversário de Jim Delligatti, criador do sanduíche. Neste ano, ele completaria 100 anos de idade.

E seguindo o caminho contrário das outras, a criptomoeda do McDonald’s não será digital. Mais de seis milhões de tokens serão entregues por funcionários da empresa em diversos lugares. Elas poderão ser entregues também a cada compra de um BigMac. O resgate delas estará válido a partir de sexta.

Serão cinco padrões diferentes, cada um comemorando 10 anos. A moeda dos anos 70 será decorada com flores, representando o “flower power”. A da década de 80 fará alusão à pop art, enquanto a da década de 90 será decorada com projetos ousados. Por fim, a dos anos 2000 e 2010 se concentrarão na evolução tecnológica.

A ideia da produção das criptomoedas veio do Big Mac Index. Esse foi um acontecimento de 1986, quando o jornal The Economist usou o valor do sanduíche para medir o poder de compra das moedas internacionais.

Polêmica

O primeiro ponto está em justamente no fato da empresa anunciar como uma criptomoeda, sendo que, em sua essência, ela não é. No caso, ela funciona mais como um cupom ou voucher de troca pelo sanduíche gratuito.

Outra polêmica surgiu porque esta iniciativa do McDonald’s é lançada em um momento de mudança de conceitos das outras criptomoedas. E isso pode chamar muita a atenção, ofuscando o desenvolvimento das outras. Além de ser um projeto bem parecido com o da Kodak, que há alguns meses, chegou a declarar sobre a criação01 de sua própria criptomoeda.

FONTES

Fonte1

Fonte2

Fonte3

 

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.

Comentários