Como comprar usando criptomoedas?

As moedas digitais têm dominado as manchetes dos principais jornais do país! Mas, você sabe do que se trata este novo universo e como uma compra pode ser feita usando somente as famosas criptomoedas?

Antes de mais nada, é necessário ressaltar que uma moeda desse tipo é descentralizada, não dependendo assim de nenhuma entidade como o Banco Central para ser emitida ou até mesmo negociada.

Ela é também considerada um meio de troca que utiliza a tecnologia do blockchain e da criptografia para assegurar a validade da transação e a criação de novas unidades do dinheiro digital.

Diferente do sistema bancário, grande parte das criptomoedas utilizam do chamado “blockchain”, uma cadeia de dados que apresenta o registro de qualquer transação ou atestado que esteja relacionado ao trânsito contábil, com informações espalhados por diversos computadores que têm acesso ao histórico das transferências.

Imagem via Pixabay

Como adquirir criptomoedas?

Vamos exemplificar com os bitcoins, uma das mais conhecidas pelo globo. Para conseguir comprá-los é preciso, como primeiro passo, ter o saldo em dinheiro na moeda vigente do seu país e depois utilizá-lo como troca pelas moedas virtuais.

Esta “troca” pode ser realizada em uma corretora específica para este fim, inclusive já existem várias no mercado, as Exchanges. Mas atenção, elas podem cobrar uma taxa (de valor variável) para negociar seus reais em bitcoins.

Depois que esta permutação for feita, um código será gerado referente a sua carteira virtual com moedas digitais, identificada como Wallet. Nela, você poderá guardar mais criptomoedas e utilizá-la como ponto de partida para suas próprias transações (vendendo ou comprando bitcoins, por exemplo).

Outra forma de adquirir criptomoedas é fazer negociações diretamente com usuários que as possuam, através de uma carteira de moedas digitais.

E como comprar usando estas criptomoedas?

Um vez em posse de criptomoedas, é possível usá-las para fazer compras. Muitas lojas (físicas ou virtuais) espalhadas pelo mundo já as aceitam como forma legítima de pagamento.

Aliás, há registro de sites estrangeiros aprovando até mesmo pagamentos de contas (água, luz, boletos bancários, etc) feitos com moeda digital.

Para efetuar transações deste tipo, basta o usuário utilizar algumas ferramentas online que convertem os valores e auxiliam nos cálculos.

Como exemplo de sites que já aceitam esse tipo de moeda digital temos o Destinia e o CheapAir, ambos relacionados à venda de passagens aéreas, sendo que este último também proporciona a opção de usar bitcoins para reservar quartos em hotéis e alugar veículos.

O mercado de transações através das criptomoedas cresce a cada dia e hoje já existem até mesmo especialistas que lucram com a venda de cursos e videoaulas no YouTube.

Esta evolução é fundamental para que mais pessoas adotem a prática da compra de serviços e pagamento de contas com a moeda digital.

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.
Gabriel Claudino

Gabriel Claudino Autor

Gabriel Claudino tem 23 anos, é ator e cursa Letras na USP (Universidade de São Paulo). Atua como criador de conteúdo no Portal do Blockchain.

Comentários