Cidade japonesa introduz sistema blockchain de votação para programas sociais

Aqui no Portal do Blockchain nós já havíamos trazido alguns artigos sobre a segurança que a tecnologia deveria introduzir em sistemas de eleições, incluindo a possibilidade de que ela resolvesse diversos problemas considerados importantes aqui no Brasil. Mas agora foi a vez dos japoneses implementarem um sistema blockchain de votação para dar o direito de escolha à moradores da cidade de Tsukuba, que decidirão questões referentes à programas de desenvolvimento social.

Cidade do Japão adota sistema blockchain de votação

Segundo as informações que surgiram através do Japan Times, os cidadãos de Tsukuba fizeram parte de um programa considerado a primeira eleição digital do país, chamado “My Number”. Nele, cada pessoa recebeu uma sequência de doze dígitos de identificação, que foram utilizados para evitar fraudes através da tecnologia de blockchain descentralizada.

Os eleitores de toda a cidade foram convidados pelo governo à se dirigirem ao local das eleições com um cartão contendo sua identificação. Lá eles decidiram em qual programa depositavam mais confiança e consideravam melhores para a comunidade, em seguida o voto era computado e registrado no livro-razão do sistema blockchain de votação, recebendo um certificado de garantia da impossibilidade de alteração.

Depois de exercer seu direito democrático, o prefeito de Tsukuba, Tatsuo Igarashi, afirmou à imprensa:

“Por um momento eu pensei que envolveria procedimentos mais complicados, mas achei que é minimamente fácil para qualquer um”.

Se tratando de uma nova ferramenta que ainda precisa ser explorada, nem tudo saiu na maior perfeição. Muitos eleitores esqueceram suas senhas, necessárias para verificar todas as etapas de autenticação e consequentemente não puderam exercer o voto, o que despertou a necessidade de melhorar a execução do projeto.

Os esforços do Japão, apesar de pioneiros no país, não são únicos no mundo. Ao lado da potência asiática estão o Quênia, a Polônia, Suíça e o estado da Virgínia nos Estados Unidos.

Fonte:
CCN

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.

Igor Seco Autor

Comentários