Chilenos buscam maneiras de usar blockchain na infraestrutura governamental

Desde que as maravilhas das novas tecnologias foram descobertas pela comunidade de desenvolvedores, diversas empresas e países buscam uma maneira de usar blockchain para diminuir gastos. O Chile está entre os primeiros a buscar essa integração na América do Sul.

Usar blockchain para diminuir impostos é a prioridade

A crise financeira está se instalando em países do mundo inteiro, sem fazer distinções sobre planos de governo ou modelos econômicos. Por isso, é extremamente necessário que políticos se reúnam e busquem formas de combater o problema que vem se agravando nos ultimos meses, deixando populações insatisfeitas.

Os países sul-americanos tem enfrentado problemas um tanto particulares, com a Argentina, o Brasil e a Venezuela passando por momentos instáveis no meio político e economicamente. Tentando fugir dessa situação, parlamentares chilenos visam a adoção de novas tecnologias.

No início deste mês de Outubro, os primeiros passos foram dados para que o Chile caminhe na direção da renovação política através da modernização do sistema infraestrutural do governo.

Um projeto para usar blockchain foi apresentado por Miguel Angel Calisto e Giorgio Jackson com a ajuda de outros oito parlamentares, em um esforço conjunto para que as informações acerca desse tipo de plataforma e seus benefícios cheguem aos olhos do presidente Sebastian Piñera.

De acordo com dados recentes, o custo de vida no país vem aumentando conforme os gastos do Estado se acumulam e tornam o convívio em sociedade mais difícil. Com a população insatisfeita, é necessário que cortes sejam feitos em setores que não trazem benefícios diretos aos cidadãos, como nas ferramentas burocráticas, por exemplo.

O Chile é um dos lugares onde ainda vigoram sistemas administrativos do século passado. Para que as coisas mudem, a modernização é explicitamente necessária, é o que defendem os parlamentares ao propor que usar blockchain seja a melhor saída.

Usar blockchain no governo é um debate global

Os esforços globais para que a blockchain se torne o principal mecanismo na luta contra a má administração do dinheiro público e a transparência no mercado tem ganhado força. Especialistas afirmam que é um momento de revolução no meio digital e que é preciso aderir às mudanças para não ficar para trás.

No Brasil, por exemplo, alguns candidatos à presidência apresentaram modelos de uso para a blockchain nas eleições de 2018.

Ferramentas como essa podem ser implementadas em diversos setores de um modelo econômico e político. Desde a forma como a verba pública é distribuída, à maneira como votos são computados e validados para evitar fraudes em um plebiscito, por exemplo.

Fonte: Blockonomi

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.
Igor Seco

Igor Seco Autor

Comentários