Casa da Moeda do Brasil está estudando implementar blockchain

Mesmo por fora das prioridades do governo, a tecnologia blockchain continua ganhando espaço dentro das instituições públicas. Recentemente a Casa da Moeda do Brasil informou ao CMF que existe um planejamento para que o blockchain seja implementado em sua estrutura interna para otimizar seus produtos.

A Casa da Moeda é a instituição responsável por imprimir e distribuir todas as notas de real que circulam no Brasil, e embora essa seja sua principal atividade, o blockchain inicialmente não será aplicado à essa tarefa.

Mas onde a Casa da Moeda do Brasil usará o blockchain?

Em nota emitida pela assessoria de imprensa, a informação passada foi a seguinte:

“A Casa da Moeda tem estudado diversas aplicações potenciais para a tecnologia blockchain à fim de aprimorar seus produtos e processos. Mas se tratando especificamente do dinheiro físico, não existe, no momento, a previsão de que a tecnologia seja de fato incorporada.”

Os estudos começaram a ser conduzidos após a averiguação de que a tecnologia blockchain, quando implementada da forma correta, pode ser uma ferramenta importante para reduzir a burocracia e os tramites necessários para colocar o dinheiro em circulação.

“A tecnologia blockchain apresenta um enorme potencial para a redução da burocracia, o aumento da transparência e a aceleração de processos internos. Estas aplicações são o foco dos nossos estudos, tal como de empresas do setor privado, e certamente haverão inúmeras inovações que surgirão com o objetivo de beneficiar os cidadãos.”

Se tratando a adoção de criptomoedas emitidas diretamente pela Casa da Moeda do Brasil, a assessoria informou que não existem planos para que isso aconteça tão cedo por aqui. Segundo a organização, o dinheiro de papel certamente deixará de existir um dia, mas isso não acontecerá em um futuro próximo, portanto não está nem perto de ser uma prioridade no momento. Enquanto isso, modelos de criptomoedas nacionais como as que foram desenvolvidas na Venezuela ou no Irã, deverão servir como objetos de estudo intensificado, para que se determine todas os prós e contras dessas iniciativas.

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.

Leia Também